Seminário de Transformação Digital debate futuro do delivery
Especialistas também abordaram realidade aumentada, marketplace, inteligência artificial e meios de pagamento digitais
O penúltimo dia da ABF Franchising Week começou com o Seminário de Transformação Digital. Na ocasião, especialistas destacaram as principais tendências de tecnologia, como realidade aumentada, pagamento digital, marketplace e inteligência artificial. A abertura e contextualização coube a Julio Monteiro (Megamatte), coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF e a Gustavo Schifino (DX.Co), membro da Comissão.
Fábio Garcia (AREA – AR) falou sobre como revolucionar a estratégia de marketing no varejo por meio da realidade aumentada, que sobrepõe elementos virtuais no mundo real. O especialista fez, ainda, distinção entre a realidade aumentada e a realidade virtual, que modela o mundo em 3D, promove uma experiência mais imersiva, é de desenvolvimento mais complexo, porém tem melhor qualidade e funciona muito bem para o setor de educação. E a realidade mista e estendida, onde os elementos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real.
Segundo Garcia, somente no ano passado foram investidos US$ 17,67 bilhões em realidade aumentada no mundo. O especialista afirmou que, entre as grandes tendências em realidade estendida, estão o uso de filtros nas mídias sociais, como Facebook, Tik Tok e principalmente no Instagram; da webAR, em que varejistas inserem a realidade aumentada em seus sites ou e-commerce, e o try-on e-commerce, que possibilita experimentar o produto.
Outra grande tendência que, segundo o especialista, está chegando este ano e deve bombar até 2022 é o environment tracking (envolvimento maior com o ambiente em que o usuário está). “Você consegue ter uma realidade aumentada hiper-
realista, em que consegue se esconder até atrás de objetos”, explicou.
No painel “Marketplaces e plataformas”, Andrea Iorio, palestrante e autor best-selling sobre Transformação Digital, destacou que é importante compreender o período atual. “Estamos vivendo um momento único na história, onde a combinação entre a transformação digital e a aceleração exponencial das tecnologias e a crise do Covid, que forçou uma mudança radical nas expectativas e nos comportamentos do cliente e do consumidor, independente do setor em que se esteja”, disse. Ao criar um marketplace num app próprio, o empreendedor cria, segundo o especialista, algo importante: frequência de uso. “Esteja no celular do seu cliente”, aconselhou.
A Reef Technology é um verdadeiro case internacional de sucesso de transformação digital provocada pela pandemia, como mostrou o painel conduzido por Dany Levkovits (Hot n’ Tender). A empresa, que começou como uma gerenciadora de estacionamentos, com a Covid-19 se transformou numa startup de delivery dentro deles.
Segundo o vice-presidente Rohan Jetley, a Reef – com 14 mil colaboradores e presente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Espanha – congrega atualmente 150 marcas, atua com dark e cloud kitchens. Na visão do executivo, o futuro do delivery envolve não só rapidez e comodidade, mas também sustentabilidade.
“Na economia sob demanda dos dias atuais, os clientes e consumidores vão querer fazer vários pedidos de diversas marcas ao mesmo tempo, incluindo lojas de varejo e bens de consumo embalados, e ter tudo entregue dentro de algumas horas ou, em alguns casos, em minutos. Porém, à medida em que entramos nessa realidade, precisamos pensar de forma crítica sobre logística sustentável para que as marcas que amamos e compramos possam crescer sem prejudicar as metas climáticas”, ressaltou.
O Seminário enfocou, ainda, outros temas fundamentais. Eduardo Goni (ELO) discorreu a respeito dos Meios de Pagamento/Pagamento Digital. Segundo ele, o dinheiro em papel tende a acabar e é importante que os empreendedores estejam atentos a isso. Oswaldo Ferreira Junior (IBM DATA & AI SALES EXECUTIVE) falou a respeito da Inteligência Artificial. Para o especialista, “a IA é a nova eletricidade”.