O franchising brasileiro gerou 8,8% mais empregos em 2018, atingindo quase 1,3 milhão de profissionais diretamente contratados pelo setor. A perspectiva é a de ajudar a inserir ainda mais brasileiros no mercado formal em 2019. “No final do ano, constatamos que houve um aumento da contratação de trabalhadores pelo regime temporário e intermitente para atender a demanda do comércio e de serviços, o que refletiu positivamente na geração de empregos no setor de franquias”, comenta a gerente de Inteligência de Mercado da ABF, Vanessa Bretas.
Boa parte disso se deve à acelerada expansão do setor, que bateu as 153,7 mil unidades em funcionamento no ano passado e também à Reforma Trabalhista, que ajudou a abrir novas portas para quem estava desempregado.
A ABF foi uma das entidades responsáveis por incentivar o governo a aprovar a Reforma Trabalhista, que trazia pontos benéficos para o varejo, como a jornada intermitente. Essa modalidade foi a responsável por ajudar a formalizar muitos trabalhadores que cumpriam apenas parte de uma jornada de oito horas nas empresas.
É o caso de Leandro Costa, 30, que atua na área de Expansão da Carol Coxinhas. A empresa tinha antes um profissional contratado sob as regras antigas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para esse cargo, mas que não trazia o resultado esperado. “Fizemos um cálculo e vimos que conseguiríamos alocar horas do meu dia para a empresa. Boa parte das negociações estão fora de Andradas [sede da Carol Coxinhas]”, comenta Leandro.
Ele tem sua própria agência, mas preferiu ser contratado como CLT, em contrato intermitente pela empresa, por ver vantagens de horários e diversificação de fonte de renda. “As vantagens são a flexibilidade e a visão de dono, porque não tem aquela questão paternalista de o colaborador ter que ser sindicalizado e dependente exclusivamente da empresa. É a visão do profissional que se sente parceiro, caminha ombro a ombro”, comenta.
A vez do trabalho intermitente
O franchising brasileiro gerou 8,8% mais empregos em 2018, atingindo quase 1,3 milhão de profissionais diretamente contratados pelo setor.
- webmaster
- julho 29, 2019
- 10:43 am
- No Comments
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp