Congresso de Expansão de Redes abre segundo dia da Franchising Week
Representantes de marcas reconhecidas no mercado debatem os desafios e as oportunidades trazidas pela pandemia de coronavírus
O Congresso de Expansão de Redes abriu os trabalhos da ABF Franchising Week na terça-feira, dia 22 de junho. O evento começou com uma breve contextualização, com a participação da coordenadora da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais da ABF, Renata Rouchou, e contou com a participação de representantes de marcas reconhecidas no mercado, como Casa Bauducco, Cacau Show, Espaço Laser, Mania de Churrasco, Morana, Alpargatas, Hering, Poderoso Timão, Imaginarium, Puket, Arezzo e Reserva. Os desafios e as oportunidades atreladas à pandemia de coronavírus foi o pano de fundo das conversas.
O panorama geral foi apresentado por Lyana Bittencourt, do Grupo Bittencourt, que falou sobre a importância do segmento, principalmente, nestes tempos de economia incerta. Segundo ela, as franquias confirmaram ser resilientes e resistentes, mostrando-se um fator de sobrevivência dos pequenos e médios empreendedores.
“O que seria dos pequenos negócios se não fosse a força da rede, a estrutura das franqueadoras e a equipe de suporte aos franqueados?”. Para ela, a sobrevivência se baseou em fatores como os novos modelos e formatos do negócio, além da criação de conglomerados de marcas que se complementam ou que têm sinergia – e tudo isso tem como função principal a escalabilidade.
Já o painel “Novos modelos de expansão e multicanal” contou com a participação de Arlan Roque, da Cacau Show; de Heitor Soubihe, da Grand Cru; e de Fernanda Milred, da Espaçolaser. A moderação ficou a cargo de Marcelo Cordovil, da Mania de Churrasco, e de Marcos Ucha, da Morana. Os convidados foram unânimes em dizer o quanto as mudanças de paradigma e o entendimento da necessidade de se criar uma relação de proximidade com os clientes foi um diferencial para o crescimento.
“Nosso sucesso vem muito dos diferentes formatos de franquias. Além das lojas light, das menores, investimos também na sinergia que o vinho tem com a comida. Assim, apostamos em lojas dentro de restaurantes e de wine bares e quiosques em shoppings e aeroportos. Também criamos um clube de assinaturas que fideliza o cliente. O resultado direto é que somos a maior operação de vinhos da América Latina em número de lojas”, afirmou Soubihe, da Grand Cru.
Oportunidades para multifranqueados
O painel “Oportunidades de negócios para multifranqueados, repasse de franquias e tendências” contou com a participação de Patricia Mornatti, da Alpagartas; de Mauricio José Maccaferri, franqueado Bauducco, e de Rodrigo Cardoso, da Cia. Hering. A moderação ficou a cargo de André Giglio, da Poderoso Timão/SushiChic e Poke Moki, e de Liliana Martins, da Imaginarium e Puket.
O destaque dessa rodada de conversa ficou com o representante da Cia. Hering, empresa que, segundo Liliana, abriu 130 novas unidades, apenas em 2020. “Qual o segredo?”, perguntou ela. Cardoso informou que esse número foi alcançado não apenas com o trabalho do ano anterior, mas também com estudos e mudanças na rede, que possibilitaram a abertura de novos formatos de loja, inclusive com adaptação para pequenas cidades.
Com relação ao assunto “repasse”, os painelistas foram unânimes ao dizer que o negócio tem de ser bom para quem compra e quem vende; que os valores, mesmo em cenário desafiador, não ficam muito abaixo; e que o repasse é tratado da mesma maneira que uma nova unidade, inclusive, com as mesmas oportunidades de crescimento.
O fechamento do Congresso foi marcado pelo bate-papo entre Marco Vidal, da Arezzo&Co; Rony Meisler; da Reserva, com moderação de Alberto Serrentino, da Varese Retail. A Arezzo, recentemente, comprou a Reserva em uma das megaoperações que marcaram o mercado brasileiro de vestuário. Transformação digital e manutenção das culturas e dos DNAs de ambas as empresas foram alguns dos assuntos tratados.