ABF News completa 100 edições

Informativo mensal da ABF chega à centésima edição registrando os principais acontecimentos do mercado e da associação oficial do setor

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

ABF News completa 100 edições

Informativo mensal da ABF chega à centésima edição registrando os principais acontecimentos do mercado e da associação oficial do setor

Nesta edição comemorativa, em que chega à sua edição de número 100, o ABF News traz um apanhado dos principais assuntos que foram notícia na Associação Brasileira de Franchising (ABF) e no setor de franquias na última década. O informativo mensal, criado e produzido pela Editora Lamonica, entrou para a história como uma das publicações de entidade de classe mais lidas e longevas.   A publicação, que já serviu como carta de apresentação da ABF em missões empresariais e no relacionamento com o Poder Público, é mais uma entrega da área de Marketing e Relacionamento da entidade para seus associados, servindo também como um canal especializado e de grande alcance para a divulgação de produtos e serviços dos players do franchising. “Temos muito orgulho em poder contar, há tanto tempo, com uma publicação mensal, de elevado padrão editorial e visual e que contribui enormemente com a divulgação das iniciativas da ABF junto aos seus associados e mercado”, diz a diretora de Marketing e Relacionamento da ABF, Keller de Paula.

Em mais de 25 mil páginas, o ABF News também fez história com edições extras, como o especial Food Service, em 2013, os números do setor, em 2014, o movimento Compre do Pequeno Negócio, em 2015, o especial sobre a incidência do ISS sobre royalties de franquia, em 2020, e muitas outras edições especiais. “Para a Editora Lamonica, o ABF News é mais uma prova do compromisso que assumimos há 30 anos de disseminar o franchising como um modelo bem-sucedido de negócios e de total apoio à ABF”, disse o Publisher da Editora Lamonica, José Lamônica.

Confira, a seguir, os principais destaques dessa história:

2012

Quando a primeira edição do ABF News foi publicada, em novembro de 2012, a ABF era presidida por Ricardo Bomeny, hoje presidente do Conselho da entidade. A primeira edição estampou na capa a 12ª Convenção do Franchising e destacou a ampliação da sede da ABF, na Vila Olímpia, em São Paulo. Na edição seguinte, Cristina Franco dava a sua primeira entrevista como presidente da ABF.

2013

Naquele ano, o ABF News destacou a compra de nova sede pela seccional ABF Rio, a realização da primeira feira de food service no Brasil, as reuniões da ABF com o então vice-presidente da República, Michel Temer, e com o então presidente do Senado, Renan Calheiros, além da participação do ministro do STJ, Luis Felipe Salomão, no 7ª Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial da ABF+.

2014

Em 2014, o ABF News destacou o 1º ano de atividade do Conselho da entidade, a contratação da KPMG, o lançamento do Congresso Internacional de Franchising, a eleição da ABF para a secretaria geral da FIAF, a realização do primeiro Café com Franqueados, a participação do ministro do STF, Luiz Fux, no Simpósio Jurídico, a inauguração das regionais do Centro-Oeste e Nordeste, a participação do então ministro-chefe da secretária de micro e pequenas empresas do governo, Guilherme Afif Domingos, na 14ª Convenção ABF do Franchising, e a reeleição de Cristina Franco.

2015

Muitos foram os destaques em 2015: o Simpósio que celebrou os 20 anos da Lei do Franchising, a 1ª edição do Congresso de Expansão de Redes, o lançamento do Game Franquias Brasil, o convênio com a Câmara de Mediação e Arbitragem da ABPI, a entrada da ABF na secretaria jurídica do WFC, e a premiação na Anatec do livro ABF RDI Design, produzido pela Editora Lamonica.

2016

Naquele ano, o ABF News mostrou a participação do então presidente da IFA, Robert Cresanti, no 3º Congresso Internacional de Franchising, o lançamento da ABF Franchising Week, a reunião, pela 1ª vez, de 100 multifranqueados durante a semana do franchising, o lançamento do Comitê de Indústrias, a participação do então secretário de Comércio e Desenvolvimento do MDIC, Marcelo Maia, na 16ª Convenção ABF do Franchising, e a eleição de Altino Cristofoletti Junior para o biênio 2017-2018 na ABF.

2017

Muitos foram os destaques em 2017: a notícia de a ABF liderar a primeira missão do franchising mundial à OMC, a ida da Caravana do Franchising ao Sertão Nordestino para conhecer e apoiar o projeto dos Amigos do Bem, a mudança de metodologia do Selo de Excelência em Franchising (SEF), o lançamento do livro produzido pela Editora Lamonica sobre os 30 anos da ABF, o primeiro concurso de startup na Convenção ABF e a modernização do estatuto da entidade.

2018

Naquele ano, o ABF News destacou a 1ª pesquisa de inovação nas franquias brasileiras, a 2ª Caravana do Franchising ao Sertão de Pernambuco, a criação de um espaço próprio para as microfranquias na ABF Franchising Expo, a estreia da ABF na Multi-Unit Franchising Conference, a 1ª edição da Pesquisa de Satisfação dos Franqueados e a entrada do curso Entendendo Franchising na plataforma ABF Educação On the Go.

2019

O ano de 2019 começou com a chegada de André Friedheim à presidência da ABF e contabilizou muitas novidades: ampliação dos cursos on-line da entidade, criação da categoria Mega do SEF – e o início das pesquisas por sistema virtual –, lançamento da certificação da ABF de franquias brasileiras com operações no exterior, recorde de mais de 66 mil pessoas na ABF Franchising Expo, ida da 3ª Caravana do Franchising ao Sertão Nordestino e definição do Brasil como sede permanente da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF).

2020

O primeiro ano de pandemia de Covid-19 marcou os eventos 100% on-line da ABF. Foi também o ano da entrada em vigor da nova Lei de Franquias (13.966/19), da criação do canal de WhatsApp e do Podcast da ABF, da chegada de Silvana Buzzi à diretoria executiva da entidade e do lançamento do livro sobre os 30 anos do SEF, produzido pela Editora Lamonica. Com a pandemia, a Associação criou uma agenda intensa de webinars, mesas-redondas on-line e super lives, premiou os vencedores do SEF sem cerimônia, realizou a 1ª ABF Franchising Week Digital e criou a ABF Expo Digital.

2021

O ano marcou o início de mais um biênio da gestão de André Friedheim à frente da ABF. No primeiro semestre, além do lançamento do formato ao vivo do curso de Expansão e Venda de Franquia, foram realizados importantes eventos digitais, com a participação de grandes nomes, como o de Luis Felipe Salomão, ministro do STJ, de Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda e diretor do Banco Safra, do economista Ricardo Amorim, entre outros. O ano também marcou o lançamento da Campanha Ser ABF é Ser Mais Forte e da defesa dos pleitos do setor pela ABF junto ao Governo Federal.