Seminário de Transformação Digital debate futuro do delivery

Especialistas também abordaram realidade aumentada, marketplace, inteligência artificial e meios de pagamento digitais

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seminário de Transformação Digital debate futuro do delivery

Especialistas também abordaram realidade aumentada, marketplace, inteligência artificial e meios de pagamento digitais

O penúltimo dia da ABF Franchising Week começou com o Seminário de Transformação Digital. Na ocasião, especialistas destacaram as principais tendências de tecnologia, como realidade aumentada, pagamento digital, marketplace e inteligência artificial. A abertura e contextualização coube a Julio Monteiro (Megamatte), coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF e a Gustavo Schifino (DX.Co), membro da Comissão. Fábio Garcia (AREA – AR) falou sobre como revolucionar a estratégia de marketing no varejo por meio da realidade aumentada, que sobrepõe elementos virtuais no mundo real. O especialista fez, ainda, distinção entre a realidade aumentada e a realidade virtual, que modela o mundo em 3D, promove uma experiência mais imersiva, é de desenvolvimento mais complexo, porém tem melhor qualidade e funciona muito bem para o setor de educação. E a realidade mista e estendida, onde os elementos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real. Segundo Garcia, somente no ano passado foram investidos US$ 17,67 bilhões em realidade aumentada no mundo. O especialista afirmou que, entre as grandes tendências em realidade estendida, estão o uso de filtros nas mídias sociais, como Facebook, Tik Tok e principalmente no Instagram; da webAR, em que varejistas inserem a realidade aumentada em seus sites ou e-commerce, e o try-on e-commerce, que possibilita experimentar o produto. Outra grande tendência que, segundo o especialista, está chegando este ano e deve bombar até 2022 é o environment tracking (envolvimento maior com o ambiente em que o usuário está). “Você consegue ter uma realidade aumentada hiper- realista, em que consegue se esconder até atrás de objetos”, explicou. No painel “Marketplaces e plataformas”, Andrea Iorio, palestrante e autor best-selling sobre Transformação Digital, destacou que é importante compreender o período atual. “Estamos vivendo um momento único na história, onde a combinação entre a transformação digital e a aceleração exponencial das tecnologias e a crise do Covid, que forçou uma mudança radical nas expectativas e nos comportamentos do cliente e do consumidor, independente do setor em que se esteja”, disse. Ao criar um ­marketplace num app próprio, o empreendedor cria, segundo o especialista, algo importante: frequência de uso. “Esteja no celular do seu cliente”, aconselhou. A Reef Technology é um verdadeiro case internacional de sucesso de transformação digital provocada pela pandemia, como mostrou o painel conduzido por Dany Levkovits (Hot n’ Tender). A empresa, que começou como uma gerenciadora de estacionamentos, com a Covid-19 se transformou numa startup de delivery dentro deles. Segundo o vice-presidente Rohan Jetley, a Reef – com 14 mil colaboradores e presente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Espanha – congrega atualmente 150 marcas, atua com dark e cloud kitchens. Na visão do executivo, o futuro do delivery envolve não só rapidez e comodidade, mas também sustentabilidade. “Na economia sob demanda dos dias atuais, os clientes e consumidores vão querer fazer vários pedidos de diversas marcas ao mesmo tempo, incluindo lojas de varejo e bens de consumo embalados, e ter tudo entregue dentro de algumas horas ou, em alguns casos, em minutos. Porém, à medida em que entramos nessa realidade, precisamos pensar de forma crítica sobre logística sustentável para que as marcas que amamos e compramos possam crescer sem prejudicar as metas climáticas”, ressaltou. O Seminário enfocou, ainda, outros temas fundamentais. Eduardo Goni (ELO) discorreu a respeito dos Meios de Pagamento/Pagamento Digital. Segundo ele, o dinheiro em papel tende a acabar e é importante que os empreendedores estejam atentos a isso. Oswaldo Ferreira Junior (IBM DATA & AI SALES EXECUTIVE) falou a respeito da Inteligência Artificial. Para o especialista, “a IA é a nova eletricidade”.