Tendências e oportunidades em meio à pandemia

O setor de franquias é naturalmente um sinalizador de tendências, que esses tempos pandêmicos tornaram ainda mais evidentes.

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Tendências e oportunidades em meio à pandemia

O setor de franquias é naturalmente um sinalizador de tendências, que esses tempos pandêmicos tornaram ainda mais evidentes. Mas quais são as tendências quanto ao comportamento do consumidor? Para sabermos mais a respeito dessas tendências e as compreendermos melhor, Franquia & Negócios deste bimestre traz uma entrevista com a dunnhumby, líder global em ciência de dados do consumidor. Outra tendência que vamos analisar mais profundamente nesta edição é a do chamado recomércio. Em um conceito similar ao da logística reversa, o recomércio possibilita a reinvenção de produtos usados que voltam ao varejo em forma de novos produtos. Vamos conferir quem está operando esses negócios e como estão atuando. Algo que o franchising já havia apontado como uma tendência, tornou-se realidade e que se fortaleceu neste período é o compartilhamento de um mesmo espaço por diferentes marcas para reduzir custos. Este assunto também é detalhado nesta F&N. Procuro sempre enxergar o copo meio cheio do que o contrário, e mesmo em meio aos desafios que todos nós estamos enfrentando não é diferente. Há um rico aprendizado que podemos extrair dessa experiência e que, acredito, levaremos pelo resto de nossas vidas. Encontrar oportunidades pode estar entre as lições extraídas da Covid-19. E é isso que um grupo de multifranqueados, que mostramos numa de nossas reportagens, está fazendo. Eles decidiram assumir operações deficitárias na pandemia e nos contam suas experiências e seus resultados até aqui. O franchising é também um setor forte por sua diversidade e abrangência. Um exemplo disso são os negócios e segmentos que estão bombando nesse período de pandemia, como as farmácias, empresas de Saúde, Beleza e Bem-Estar; os supermercados, do segmento de Alimentação, e construção civil, ligado à Casa e Construção. São redes de franquias que, beneficiadas por desenvolverem atividades consideradas essenciais e que, por exemplo no caso das marcas de Casa e Construção, viram um aumento da demanda em virtude da permanência das famílias em suas residências. Enfim, há muito ainda para aprendermos e novas oportunidades podem ser encontradas a cada dia. E nada melhor do que ficarmos atentos às tendências e a essas oportunidades. Aproveite a leitura! Saúde e um forte abraço, André Friedheim, Presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF)