Acontece na ABF

Notícias sobre a ABF

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Franchising Brasil

ABF e Apex-Brasil celebram assinatura de novo convênio A ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) renovaram em 17 de março o Convênio que permitirá a continuidade do programa Franchising Brasil no biênio 2021-2022. A parceria de mais de 15 anos possibilitará acesso a mercados prioritários como Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai, Portugal, Espanha, Emirados Árabes Unidos e China. A primeira ação do novo convênio aconteceu nos dias 6 e 13 de abril, com uma orientação especial sobre o mercado americano de franquias, realizada em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Já no dia 20 de abril, o Franchising Brasil participou de um workshop virtual promovido pela AGF – Asociación Guatemalteca de Franquicias, ocasião em que redes brasileiras com interesse de expansão para a América Central puderam se apresentar. Para participar do Franchising Brasil, acesse as redes sociais do programa (Facebook, Instagram, LinkedIn e Site Oficial) e entre em contato através do e-mail internacional@abf.com.br.

Comissões

ABF tem duas novas Comissões: ESG e de Conveniência e Proximidade A ABF criou mais duas Comissões com o intuito de atuar de forma segmentada em assuntos de grande relevância para os associados e o setor de franquias. Uma delas é a Comissão ESG, dirigida por Rodrigo Abreu (AlphaGraphics) e coordenada por Alessandro Gonçalves (Mania de Churrasco). Os membros dessa Comissão são Eloisa Crivelaro (CNA), Eduardo Fonseca (Grupo Boticário), Adriana Marchiori (McDonald’s) e Vitor Schmid (Maple Bear). A outra Comissão recém-criada é a de Conveniência e Proximidade, dirigida por Marcelo Maia (Dia%) e coordenada por Marcello Farrel (AM/PM). Entre os membros desta Comissão estão Natália Cavalcanti (Cid.), Alexandre Deek (Shel Select), Roberta Raso (Dia%) e Adir Ribeiro (Praxis Business). Ao todo, a ABF tem 13 Comissões que realizam reuniões periódicas para desenvolver projetos, eventos e planos futuros.

Reuniões ABF

Regional Interior de São Paulo debate com associados expansão e lockdown A reunião inaugural de 2021 na Regional Interior de São Paulo da ABF ocorreu no dia 23 de abril. Mediado pelo diretor Rogério Gabriel (Grupo MoveEdu), o encontro on-line contou com a participação de executivos de diversas marcas do franchising, como Isaías Bernardes (Chiquinho Sorvetes), Felipe Buranello (Maria Brasileira), Gustavo Freitas (Mercadão dos Óculos), Kawel Lotti (Ceofood) e Reinaldo Zanon (Seguralta). Na sessão paralela que debateu expansão, Zanon falou sobre a importância do networking. “Pessoas fazem negócios com pessoas. Não querem fazer negócio com o seu CNPJ. O networking é tudo. Investi muito no Instagram e para ampliar meu networking, e com isso, consegui crescer no digital através das redes sociais com lives e collabs [vídeos colaborativos entre marcas]”. Já na sessão sobre os aprendizados do primeiro lockdown, Freitas falou a respeito dos processos de adaptação. “Investimentos em tecnologia, virtualização: dois pontos fundamentais. Além disso, estar próximo à rede, abraçá-la e desenvolver ferramentas para que, com a loja fechada, o time tenha possibilidade de ofertar o produto de forma que concretize a venda”, salientou. Regional Centro-Oeste abre série de encontros com associados no ano A Regional Centro-Oeste da ABF iniciou no dia 7 de abril sua série de quatro encontros com associados do ano. O evento foi conduzido pela diretora dessa regional, Claudia Vobeto, fundadora e CEO da rede Majô Beauty Club. A programação contou com debate e duas mesas-redondas. Claudia, acompanhada de Eduardo Santinoni, sócio-diretor da Y Consultoria, traçou um panorama sobre os números da região em 2020, que, segundo a ABF, cresceu 2,5% em número de unidades. De acordo com Santinoni, a capital federal é a terceira ou quarta cidade em unidades franqueadas e vem resistindo à crise. “Isso ajuda nos números positivos, já que média nacional sofreu um decréscimo de 2,6%”, disse, complementando que o agronegócio na região também contribui para os resultados. A programação seguiu com o debate sobre Novas Práticas de Gestão e Consultoria junto aos franqueados, com a participação da diretora de integração estratégica da Farmácia Artesanal, Giovana Tomazini, e da fundadora da rede Pezinho e Cia, Walkiria Calixto. Seguido ao debate, houve duas mesas-redondas com o tema Expansão e Geração de Receitas, com a participação do CEO da Bio Mundo, Edmar Mothé, e do diretor comercial da Papelaria Magnólia, Igor Vendas.

Comissão de saúde, beleza e bem-estar

Webinar discute saúde do trabalhador do franchising durante a pandemia A Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar da ABF promoveu no dia 16 de abril um webinar com a intenção de debater a saúde do trabalhador no franchising, o monitoramento do ambiente de trabalho e os impactos trabalhistas e previdenciários da Covid-19. Mediado por Flávia Amaral, membra da Comissão e sócia do escritório Vinhas e Redenschi Sociedade de Advogados, o evento também contou com a participação de Caren Viani e Paulo Benevento, da Benevento Viani advogados. Benevento trouxe um conjunto de normas jurídicas que buscam garantir a saúde do trabalhador e elencou sete passos importantes na precaução e no combate ao coronavírus no ambiente de trabalho. Já Caren Viani debateu evidências que podem comprovar o local de contágio do trabalhador, como o número de infectados e a proliferação do vírus no corpo de trabalhadores em determinado período. A especialista também comentou os riscos do trabalho presencial durante a fase vermelha. “Ao fazer o trabalhador comparecer presencialmente em tempos de fase vermelha e lockdown, a empresa em questão puxa o risco para si, podendo expor seus funcionários”, finalizou. O webinar foi exclusivo para associados ABF.