ABF fortalece relações com organizações internacionais

Entidade reuniu-se virtual-mente com representantes da Câmara de Comércio Paraguay Brasil e da Associação Guatemalteca de Franquias

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

ABF fortalece relações com organizações internacionais

Entidade reuniu-se virtual-mente com representantes da Câmara de Comércio Paraguay Brasil e da Associação Guatemalteca de Franquias

A área Internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) iniciou um processo de fortalecer relações e parcerias com entidades e organizações internacionais que fomentem interações, ações de capacitação e promoções comerciais entre o Brasil e outros players internacionais. Inicialmente, esse processo envolve os dez mercados alvo do convênio 2021-2023 do projeto setorial Franchising Brasil, firmado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os mercados a serem trabalhados são: Estados Unidos, México, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, Portugal, Espanha, China e Emirados Árabes Unidos. O Franchising Brasil é um projeto conjunto da ABF e da Apex-Brasil, que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. Nesse sentido, no dia 18 de fevereiro, a ABF realizou duas reuniões virtuais. A primeira teve como foco o Paraguai e foi com a gerente geral da Câmara de Comércio Paraguay Brasil, Carolina Vergara. A ABF e a Câmara debateram a respeito dos panoramas dos mercados atuais, como estão os setores econômicos e os movimentos de retomada. De acordo com Carolina, assim como no Brasil, muitas atividades no Paraguai seguem no formato virtual e o e-commerce está crescendo expressivamente. Por outro lado, o setor de alimentação daquele país está tendo que se adaptar mais e algumas redes tiveram uma diminuição no número de unidades, sendo o delivery uma alternativa para elas. A gerente geral da Câmara de Comércio Paraguay Brasil informou que as exportações entre Paraguai e Brasil estão aumentando cada vez mais e que o país já retomará o formato híbrido para algumas atividades, como eventos de promoção comercial. A segunda reunião virtual do dia 18 de fevereiro foi com o diretor executivo da Associação Guatemalteca de Franquias (AGF), José Fernandez. Segundo ele, o setor de restaurantes, alimentos e bebidas da Guatemala apresentou uma queda de faturamento, no entanto o varejo segue crescendo no formato virtual e apostando fortemente no e-commerce. Já o segmento de serviços (cuidados pessoais e limpeza), informou, se destaca como muito promissor neste momento. De acordo com Fernandez, historicamente as franquias brasileiras apresentam um bom êxito na Guatemala – são seis as marcas de franquias brasileiras com operações naquele país, segundo a ABF. Em abril, a ABF participará como convidada especial de um evento virtual da AGF, no qual fará uma apresentação sobre o setor de franquias brasileiro e as oportunidades que ele apresenta. A Associação também contará com a presença de marcas brasileiras que atuam no país e buscam expansão e parceiros locais ou que almejam iniciar a sua internacionalização na Guatemala.