O que esperar do franchising em 2021?

Imagino que essa pergunta não sai da sua cabeça. Tenha certeza que também não sai da minha, nem da ABF e que trabalhamos incessantemente para tornar o caminho de recuperação do setor mais favorável.

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que esperar do franchising em 2021?

Imagino que essa pergunta não sai da sua cabeça. Tenha certeza que também não sai da minha, nem da ABF e que trabalhamos incessantemente para tornar o caminho de recuperação do setor mais favorável. Desde já, é importante frisar que, embora ainda tenhamos muitas incertezas, 2021 chega sim com perspectivas melhores, tanto na economia, como no combate a pandemia com a chegada das vacinas. No próprio franchising já vemos sinais positivos como a retomada da expansão, o fortalecimento dos canais digitais e até o crescimento em segmentos como Casa e Construção e Saúde e Beleza. Vemos também movimentações importantes em termos de fusões e aquisições, parcerias, chegada de novos players e até aberturas de capital, um terreno novo para nosso mercado explorar. Entendo também que algumas tendências vieram para ficar. A maior representatividade de vendas via canais digitais – cujo protagonista é o delivery, mas nem de longe se limita e ele –, gestão ágil e pronta para mudança, a digitalização de processos e atividades entre a franqueadora e o franqueado, o uso mais intensivo de meios virtuais para comunicação com os consumidores e o desenvolvimento de produtos e serviços que se adequem melhor ao atual comportamento do consumidor, que ainda tende a perdurar por muitos meses, são as principais. Cumprindo sua missão, a ABF será um fator ainda mais forte para o desenvolvimento das franquias em 2021. De forma que já começamos o ano com uma série de ações dos quais destaco a contratação de um parecer jurídico sobre a inaplicabilidade do IGPM no reajuste de aluguéis nos shoppings e o apoio na criação de uma inédita Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado de Varejo e E-commerce. Reforçamos também nossa agenda de eventos e capacitação online, paralelamente em que planejamos o retorno seguro de nossos tão aguardados eventos presenciais, incluindo aqui a ABF Franchising Expo. Parabéns pelo trabalho e resiliência até aqui. Como vemos, 2021 promete e estou seguro que o setor tem as bases para retomar seu crescimento sadio mesmo ainda navegando em água turbulentas. Um forte abraço, André Friedheim, Presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising