O franchising sempre pronto a se reinventar

Estamos vivendo um período de transformações aceleradas pela pandemia do novo coronavírus. No franchising, setor versátil, criativo e inovador por natureza, a reinvenção dos negócios também ganhou um novo ritmo. A desafiadora crise provocada pela Covid-19 impôs a todos os setores da economia um novo olhar e um novo modo de agir dentro de um novo normal.

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O franchising sempre pronto a se reinventar

Estamos vivendo um período de transformações aceleradas pela pandemia do novo coronavírus. No franchising, setor versátil, criativo e inovador por natureza, a reinvenção dos negócios também ganhou um novo ritmo.
A desafiadora crise provocada pela Covid-19 impôs a todos os setores da economia um novo olhar e um novo modo de agir dentro de um novo normal.
Esta edição de Franquia & Negócios traz o olhar do setor sobre os novos negócios, mostrando como as redes de franquias estão se reinventando, lançando novos produtos e serviços que se adequam a esse período de distanciamento social para atrair consumidores e alavancar seus resultados.
São iniciativas que nos inspiram e demostram a capacidade da indústria do franchising de se adaptar rapidamente a diferentes cenários econômicos.
Nesse contexto de transformação, há também um novo comportamento do consumidor. Como compreendê-lo, satisfazê-lo e, idealmente, encantá-lo? Vamos saber por meio de uma pesquisa sobre o tema realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A omnicanalidade também foi impulsionada pela pandemia e, nesse sentido, os shopping centers também estão se reinventando. O que vem por aí nessa relação do físico com o digital você verá nas próximas páginas.
O canal delivery, que já estava em alta no franchising, tomou nova dimensão com a Covid-19. Inúmeras redes de franquias já adotavam essa estratégia comercial e outras, por diferentes razões, não. Detalhamos numa reportagem o caminho certo na implementação do delivery por essas redes e como melhorar os resultados daquelas que já trabalham com ele.
Vale ressaltar que crises também são geradoras de oportunidades e o franchising é um setor. O fechamento de postos de trabalho faz com que profissionais ingressem no empreendedorismo e busquem no setor de franquias opções de negócios mais seguros para investir. Lançamos nosso olhar também sobre o setor de expansão das redes para identificar as mudanças e adequações que estão sendo feitas para esse novo momento.
Somos de fato um setor sempre pronto a se reinventar. O momento ainda é bastante desafiador, mas estamos na luta e creio que o superaremos pelo que há de melhor no franchising, com união e sinergia de franqueadores e franqueados.
Tenha uma ótima leitura!

Um forte abraço,

André Friedheim,
Presidente da ABF – Associação
Brasileira de Franchising