Procuram-se franqueados

Com o aumento do desemprego no Brasil ocasionado pela pandemia do coronavírus, franquias criam condições especiais para atrair novos empreendedores para o negócio próprio

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Procuram-se franqueados

Com o aumento do desemprego no Brasil ocasionado pela pandemia do coronavírus, franquias criam condições especiais para atrair novos empreendedores para o negócio próprio

Diante do crescimento do desemprego no País, diversas franqueadoras reavaliaram seus negócios e passaram a oferecer condições especiais para atrair novos franqueados e, ao mesmo tempo, estimular o empreendedorismo e a consequente geração de empregos no País. Uma delas é a Phi Concept, rede especializada em procedimentos estéticos faciais. Até o final do ano, a empresa concederá 50% de desconto na taxa de franquia, atualmente fixada em R$ 85 mil.

  • A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,6% no trimestre móvel encerrado em abril, o que representa aumento de 1,3% em relação ao período anterior (novembro de 2019 a janeiro deste ano). Existem nada menos do que 12,8 milhões de pessoas sem trabalho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Queremos ajudar o brasileiro que quer ter o próprio negócio, seja porque foi demitido do emprego, porque quer uma segunda fonte de renda ou porque sentiu uma queda significativa nos seus ganhos e precisa ampliar o portfólio”, diz o sócio executivo e CEO da marca, Richard Mendonça. “Nada melhor neste momento do que buscar uma franquia, principalmente porque, além do treinamento e protocolos operacionais padrões, podemos dar todo suporte e know-how na gestão comercial, administrativa, marketing, atendimento e relacionamento com clientes”, acrescenta.
Com sede no centro de Florianópolis, e unidade franqueada na cidade de São José, ambas em Santa Catarina, a marca está em busca de empreendedores para implantação de pontos em todo o Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. A meta é abrir 20 operações este ano, atingindo R$ 10 milhões em faturamento.
Outra franqueadora que flexibilizou seus números para receber novos franqueados é a MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental, que atua no segmento de educação. Suas novas condições diante da crise são isenções da taxa de franquia, cujo valor varia entre R$ 10 mil e R$ 30 mil, para contratos assinados até dezembro e da taxa mensal de royalties por um ano de contrato.

Todo mundo está preocupado e aceitando negociar
“A busca por franquias não parou com a pandemia, apenas diminuiu um pouco. E, neste cenário atual, temos visto dois movimentos. O primeiro deles é que as marcas mais estruturadas e sólidas, e também as de segmentos mais valorizados no momento, como o de limpeza, praticamente não estão fazendo promoção. O outro é que rede menores e de áreas não tão procuradas, essas sim têm oferecido condições diferenciadas para atrair novos franqueados. Diante disso, alguém que se lança a campo procurando franquia pode ter alguns benefícios, como redução no valor da taxa de franquia e desconto ou isenção na taxa de royalties e no fundo de propaganda. Também consegue contratar estudo de geomarketing para localização de ponto a preços mais baratos e negociar melhor o próprio ponto. Todo mundo está preocupado e aceitando negociar, o que acaba sendo uma motivação para o interessado não desistir da compra. Do ponto de vista da franqueadora, é importante ter cuidado na seleção do franqueado. Muitas, perante à crise, podem se encantar com o candidato porque ele tem dinheiro disponível, mas o motivo de escolha não pode e nem deve ser esse. É preciso haver um criterioso processo, com avaliações não apenas da financeiras, mas também de personalidade e das competências profissionais. Fazendo uma seleção cuidadosa, com critérios pré-estabelecidos e boa análise, as chances da parceria dar certo são enormes, inclusive num período como esse que estamos vivendo”.
Paulo Ancona Lopez, diretor da Ancona Consultoria

“Dessa maneira, damos ao empreendedor uma carência importante para começar o projeto, atingir o breakeven (ponto de equilíbrio) mais rápido e ter o retorno de seu investimento no prazo adequado, mesmo com a crise”, aponta o sócio da empresa, Fábio Affonso. E, para ele, este é o momento certo para adquirir uma unidade: “Haverá mais pontos comerciais disponíveis nos próximos meses, com negociação facilitada. E, pela própria paralisação do mercado, haverá a necessidade de fornecedores e prestadores de serviços ajustarem-se à nova realidade, ajudando-se mutuamente. Cremos que será possível fazer bons negócios no período pós-pandêmico”.
Com 38 escolas em operação no Brasil, sendo 33 delas franqueadas, a MicroPro tem interesse em expandir suas unidades em todo o território nacional, iniciando com operações num raio de 300 quilômetros da sua sede, localizada em Campinas, no interior de São Paulo.
Para as pessoas que comprovadamente foram demitidas durante a pandemia, a Ótris Soluções Financeiras, prestadora de serviços na área de cobrança, recuperação de crédito, contenção de inadimplência e administração de carteiras, oferece 30% de desconto na taxa de franquia para os modelos home based (investimento inicial a partir de R$ 10 mil), microfranquia (investimento inicial a partir de R$ 90 mil) e Middle Market (investimento inicial de R$ 60 mil).
Além disso, apenas para quem adquirir o home based, doará uma licença de uso do seu aplicativo App Negociador. “Nascemos com o DNA voltado para o micro e o pequeno empreendedores. Neste momento, com a pandemia, muita gente está em situação difícil e o empreendedorismo, sobretudo no sistema de franchising, é uma excelente oportunidade. É uma alternativa para ter o próprio negócio, de forma digna e com menor risco”, avalia o fundador da rede, Caio Katayama.
Atualmente com 45 unidades em todo o País, a empresa, que desde a sua criação, há dez anos, já recuperou mais de R$10 milhões, tem como meta aumentar a rede em 50% ainda em 2020. Veja, a seguir, o que outras marcas do franchising estão oferecendo para atrair novos franqueados em meio à pandemia.

  • Instituto Gourmet: até o final do ano, a rede oferece taxa de franquia – a partir de R$ 40 mil – com 10% de desconto para pagamento em cinco parcelas, taxa de franquia total em 10 vezes no boleto ou taxa de franquia à vista com 15% de desconto. Outra vantagem é prazo de inauguração a negociar.
  • Odonto Special: a rede de odontologia trabalhará, até o dia 31 de agosto, com novas taxas de franquia para cidades com até 50 mil habitantes e acima de 150 mil. No primeiro caso, o valor passou de R$ 55 mil para R$ 18,9 mil e no segundo, de R$ 75 mil para R$ 38,9 mil.
  • Jan-Pro: as condições especiais ofertadas pela rede de limpeza comercial são taxa de franquia – parte de R$ 11,2 mil – com dólar fixado a R$ 4, com recebimento de 5% do valor inicial e financiamento do restante em 36 vezes ao final da crise. A validade se estende até, pelo menos, outubro de 2020.
  • Pinta Mundi Tintas: há quase 30 anos no mercado, a multimarcas varejista de tintas e acessórios, que tem atualmente 31 lojas, está dando 20% de desconto na taxa de franquia – hoje estipulada em R$ 50 mil – para os novos franqueados. A condição é válida até o final do ano.
  • Maislaser: para cidades com até 100 mil habitantes, a rede de depilação a laser reduziu a taxa de franquia para R$ 80 mil (antes era R$ 110 mil) e para os municípios com mais de 100 mil habitantes, para R$ 100 mil (era R$ 130 mil). O faturamento médio mensal da unidade é de R$ 120 mil com prazo de retorno entre 15 a 20 meses.
  • TRATABEM: a rede de microfranquias da iGUi, especializada em tratamentos de piscinas, trabalha com desconto entre 30% e 40% na taxa de franquia (R$ 68 mil), dependendo da região. Também oferece financiamento próprio e parcelamento especial, após análise de crédito. Condição disponível até 15 de setembro.
  • Brasileirinho Delivery: Lançada em 2013, a rede de comida típica brasileira em box oferece 10% de desconto na taxa de franquia, de R$ 50 mil. A expectativa é fechar 2020 com 35 novas unidades – atualmente, tem 114 em operação. A condição vale por tempo indeterminado.
  • Di Vetro: para os próximos meses, a rede de perfumes e cosméticos importados concederá 50% de desconto na taxa de franquia, atualmente fixada em R$ 100 mil, que pode ser parcelada em cinco vezes e com carência de 60 dias para pagamento da primeira parcela. Além disso, fará um abatimento mensal nos royalties, de 5% para 3%.
  • É Seguro Corretora: a diminuição no investimento inicial para a abertura da franquia é a oferta da rede de seguros. No modelo home office, o aporte passou de R$ 19,9 mil para R$ 14,9 mil e na loja comercial, de R$ 39,9 mil para R$ 29,9 mil, ambos com parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Condições válidas até o final de agosto.
  • Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos): até setembro, a marca do segmento de educação trabalhará com isenção da taxa de franquia (R$ 45 mil) e ainda oferecerá ao novo franqueado estudo de geolocalização, estudo da praça e Centro de Treinamento. Com a crise, a meta da empresa é a venda de sete unidades em 2020.
  • Chocolateria Brasileira: novos franqueados que desejam adquirir uma unidade da rede de alimentação focada em chocolates terão isenção da taxa de royalties durante 12 meses e direcionamento do fundo de propaganda, que é de 2% sobre o faturamento bruto, para a sua praça de atuação.
  • Instituto Ana Hickmann: a rede de escolas profissionalizantes nas áreas de beleza, fotografia e moda sustentável reduziu a taxa de franquia de R$ 75 mil para R$ 39 mil, para cidades com até 100 mil habitantes. Até junho, havia ganhado duas novas unidades nesta modalidade. A condição é válida até o dia 31 de agosto.