SEF premia chancelados em 2020, ano em que completa três décadas

A ABF divulgou em abril os vencedores do Selo de Excelência em Franchising (SEF), premiação que chega à 30ª edição repleta de novidades. Pela primeira vez, a pesquisa, agora aplicada pela Nielsen, passou a ser 100% on-line, e não mais por telefone.

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

SEF premia chancelados em 2020, ano em que completa três décadas

ABF divulgou em abril os vencedores do Selo de Excelência em Franchising (SEF), premiação que chega à 30ª edição repleta de novidades. Pela primeira vez, a pesquisa, agora aplicada pela Nielsen, passou a ser 100% on-line, e não mais por telefone.
“O SEF é uma chancela tradicional, uma referência para o mercado e o melhor e mais legítimo termômetro de reconhecimento para as marcas. Entendemos que, este ano, precisávamos tornar essa premiação parte da transformação digital pela qual a ABF está passando, por isso a opção de fazer tudo digitalmente. E essa mudança ainda tornou os processos que a envolvem mais ágeis”, diz o presidente da Associação André Friedheim.
O presidente da Comissão de Ética da entidade Carlos Zilli acrescenta que a alteração permitiu uma amostragem mais significativa para o franqueador, com uma base de dados muito mais rica: “a partir disso, as marcas receberão um material com qualidade superior e terão mais assertividade nas tomadas de decisões de medidas corretivas”.
De acordo com a diretora de Educação e Inteligência de Mercado da ABF Angela Manzoni, outra vantagem da nova metodologia é a facilidade. “Sendo on-line, o franqueado tem a possibilidade de responder a pesquisa a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa praticidade aumentou muito a adesão. Algumas marcas, por exemplo, tiveram mais de 70% de participação de seus franqueados”, informa.
Mais uma novidade do SEF 2020 foi a criação do Prêmio Evolução da Performance para a rede que obteve a maior variação positiva na nota final da pesquisa em relação ao ano anterior. De acordo com a ABF, o novo indicador visa distinguir a empresa por seus esforços em melhorar o resultado global, que leva em conta aspectos operacionais, econômicos e de relacionamento com os franqueados no período.
“Achamos importante reconhecer esse tipo de performance, porque mostra que o franqueador realmente trabalhou em cima do relatório, entendeu seus pontos fracos e agiu em cima deles para aperfeiçoar o negócio e a relação com a rede”, aponta Friedheim.

Vencedores
Este ano, foram 300 marcas inscritas e 200 chanceladas – confira a lista completa ao final desta matéria. Dentre as vencedoras, 33 receberam o selo pela primeira vez. “Isso mostra um pouco do que é o franchising, um sistema que não é feito só por empresas antigas e tradicionais e que está em constante transformação. Também mostra que o SEF é democrático e está aberto para todas as marcas”, afirma o presidente da ABF.
Nesta edição, os destaques por categoria, de acordo com a pontuação obtida, foram Pizza Crek, na categoria Pleno; Rockfeller Language Center, em Sênior; Yes! Idiomas, na categoria Máster, e Fisk Centro de Ensino, em Mega. A Yes! Idiomas ainda foi a vencedora do Prêmio Evolução da Performance.
“Quando observamos a cada ano um número maior de marcas inscritas, vemos a valorização crescente do aprimoramento da relação entre franqueador e franqueado. Mais do que a própria chancela, o SEF é um instrumento de trabalho e um incentivo para que as redes busquem a cada nova edição o máximo padrão de excelência, o que se reflete no desenvolvimento do próprio franchising brasileiro”, complementa Zilli.

PIZZA CREK
“Receber o Selo de Excelência em Franchising da ABF foi uma surpresa e uma honra sem tamanho, e ser vencedor na categoria Pleno, mais ainda. Esse reconhecimento mostra que estamos fazendo um bom trabalho e, ao mesmo tempo, torna público para o mercado que, embora sejamos uma empresa jovem, fundada em 2013, somos uma marca séria, consolidada, capitalizada e que trata muito bem seus franqueados. A premiação veio para ser uma luz em um momento tão delicado, quando está todo mundo encostado nas cordas, levando pancada. E aproveito para destacar a seriedade da ABF. Tenho pouca ligação com sua diretoria e membros, e ser o vencedor do SEF só comprova a legitimidade do trabalho da entidade e que ela não promove nenhum tipo de favorecimento.”
Marcos Pagliaro, CEO da Pizza Crek

 

ROCKFELLER
“Ficamos felizes em receber o destaque da ABF pela segunda vez em nossa história. Certamente é fruto de um trabalho sério e muito bem estruturado que a rede vem realizando desde a sua fundação, com pessoas competentes e engajadas e alicerçado em um forte propósito. Agradeço a todos os nossos franqueados pelo reconhecimento bem como nossos colaboradores, que contribuem diariamente para o sucesso de cada um deles. Em um momento tão delicado como o que estamos passando, essa foi uma ótima notícia e uma injeção de ânimo. Estamos trabalhando para que nossa qualidade não seja atingida e a nossa rede, sempre parceira, tem estado conosco a cada tomada de decisão. Fazemos questão de compartilhar essa alegria com todos eles, especialmente este ano essa chancela tem um significado ainda maior, de que juntos vamos vencer os obstáculos. Obrigado ABF, obrigado a todos. Let’s Rock!
André Belz, diretor da rede Rockfeller Language Center

 

YES! IDIOMAS
“Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado até aqui, principalmente com tantas conquistas. Fomos premiados pelo 14° ano consecutivo com o Selo de Excelência em Franchising da ABF, campeões na categoria Máster e conquistamos algo inédito na história do franchising: o prêmio Evolução da Performance. Nossa rede obteve a maior variação positiva na nota da pesquisa, e isso demonstra o ótimo relacionamento entre franqueadora e franqueados, o que só reforça nosso compromisso com a qualidade e o engajamento com a rede. São 48 anos de muita dedicação e seriedade, e um trabalho realizado com união, parceria e transparência só poderia trazer resultados positivos e vitoriosos. Nosso objetivo é continuar atendendo com excelência alunos e franqueados e expandir ainda a mais nossa marca pelo Brasil.”
Clodoaldo Nascimento, presidente da YES! Idiomas

 

FISK
“Receber pela 19ª vez o Selo de Excelência em Franchising (SEF), a premiação mais importante do franchising brasileiro, e ainda ser contemplado com o destaque franchising na categoria Mega é uma grande honra e satisfação. Essa conquista só foi possível devido à dedicação de todos os nossos colaboradores e franqueados, além de investimentos em todas as áreas, com destaque para Pedagógico e Marketing, sempre buscando inovações tecnológicas. Contamos com a aprovação de nossos franqueados, muitos já na 3ª geração, que, ao longo de mais de seis décadas, contribuíram para chegarmos a este momento. Esses prêmios são o reconhecimento de que estamos no caminho certo, e é com muito orgulho que os recebemos.”
Bruno Caravati, presidente da Fisk

 

Prêmio ABF Destaque Franchising

Paralelamente à divulgação das marcas que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising, a ABF também anunciou os ganhadores do 26º Prêmio ABF Destaque Franchising. O CNA foi o vencedor na categoria Franqueador do Ano e o fundador e presidente do Grupo Cherto (Cherto Consultoria e Franchise Store), ­Marcelo Cherto, foi o indicado na Personalidade do Ano.
Fundado em 1973 pelo empresário Luiz Gama, o CNA é uma das mais tradicionais e maiores redes de ensino de idiomas do País: atualmente, conta com 614 escolas e atende cerca de 400 mil alunos em todo o território nacional. “Essa conquista é um reconhecimento à nossa história no franchising ao longo de mais de três décadas, e tenho muito orgulho disso. É uma honra poder estar no lugar mais alto do pódio do franchising brasileiro”, celebra o CEO da empresa Décio Pecin.
Pioneiro do franchising no País, Marcelo Cherto foi um dos fundadores da ABF, tendo contribuído com a elaboração da primeira Lei de Franquias, instituída em 1994. O empresário, que já foi professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e do MBA-Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), é membro vitalício da Academia Brasileira de Marketing e autor de 13 livros sobre franchising e canais de vendas, além de mais de 3,5 mil artigos publicado no Brasil e no exterior.
“Fico extremamente feliz em receber esse reconhecimento, ainda mais em um momento como este, em que todos carecemos de boas notícias. Essa homenagem faz valer a pena o tempo e esforço que venho dedicando à causa da profissionalização e evolução do franchising no País”, declara Cherto.

Outras categorias
A ABF também divulgou os vencedores do 26º Prêmio ABF Destaque Franchising nas categorias Trabalho Acadêmico e Jornalismo. O empresário Jonathan Piccolo de Lima foi o vitorioso na primeira com a dissertação de mestrado “Multifranqueados: oportunidades e desafios no segmento de moda e vestuário no Brasil”, apresentada ao Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ciências.
“Foram dois anos e meio de trabalho com o objetivo de ajudar o franchising a identificar os desafios e as oportunidades relacionadas aos multifranqueados, já que essa categoria ainda não é muito explorada no Brasil”, pondera o autor. “Ver o meu esforço reconhecido pela ABF é muito gratificante e mostra que aceitei na escolha do tema”, completa.
Em Jornalismo, a entidade premiou os autores das melhores reportagens sobre franchising publicadas em 2019. Os vencedores foram Márcia Rodrigues, do veículo Plena Mulher, na subcategoria Online; Ana Carolina Diniz, de O Globo, em Jornal; Fabiano Candido, do Guia Franquias PEGN, em Revista, e Amanda Araújo, de O Povo, em Regional.