Acontece na ABF

Informações sobre o Acontece na ABF

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

André Friedheim participa da série em vídeo Life for Life

Para combater os impactos do novo coronavírus nas vidas das pessoas e dos negócios, o presidente da ABF André Friedheim participou da série digital Live for Life. O tema da convesrsa, moderada pelo CEO do Blue Management Institute (BMI), Daniel Motta, foi “Dilemas de negócios e saúde em tempos de pandemia”. Friedheim esteve virtualmente ao lado da CEO da SAP Cristina Palmaka, do chairman do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Henrique Luz; do presidente da Cielo Paulo Caffarelli, e do diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês Paulo Chapchap. O vídeo na íntegra pode ser visto no canal do YouTube do BMI.

ABF trabalha para minimizar o impacto da crise do coronavírus

Neste momento desafiador, um dos principais objetivos da ABF é atuar junto às redes de franquias e buscar melhores condições para que os franqueadores e franqueados possam manter seus negócios. Nesse sentido, a entidade vem realizando diversas ações e atuando junto ao Poder Público em quatro esferas.
Na esfera Tributária, tem buscado a suspensão imediata do pagamento de tributos com posterior parcelamento dos valores devidos em condições especiais, incluindo carência.
No âmbito das locações, a ABF apoia dois Projetos de Lei: PL nº 1179/20, que busca vedar ordens de despejo até 30 de outubro de 2020, e PL nº 1.367/2020, que veda a rescisão por inadimplência dos contratos de locação comercial em vigor até o dia 31 de março de 2020, com aluguel no valor de até R$ 15.000,00, bem como o ajuizamento de ações de despejos relativas a tais contratos.
Na esfera Trabalhista, a ABF tem atuado em conjunto com várias entidades do varejo em busca de medidas legais – a exemplo das Medidas Provisórias 927 e 936 – que permitem a manutenção dos empregos, como a facilitação do teletrabalho, antecipação de férias, regime especial de compensação de banco de horas, postergação do pagamento do FGTS, dentre outras medidas de carácter técnico.
Por fim, junto aos bancos parceiros, tem conversado para que eles ofereçam a abertura de novas linhas de crédito de capital de giro para o franchising em condições especiais, bem como a repactuação das linhas existentes. Nesse sentido, já houve retorno positivo de Santander, Bradesco e Banco do Brasil. A entidade pleiteia, ainda, a postergação dos empréstimos atuais com carência e novas condições de pagamento e também atua junto ao BNDES, buscando linhas de crédito específicas para o setor.

Quarentena: ABF lança série de webinars de negócios

Em mais uma ação para amenizar os impactos da pandemia do novo coronavírus nas vidas das pessoas e dos negócios, a ABF lançou uma série de Webinars semanais. Os bate-papos virtuais, gratuitos e abertos a todo público, reúnem líderes e especialistas do setor de franquias e do varejo brasileiro para debater os temas mais relevantes nesse momento em que o Brasil e o mundo enfrentam desafios sem precedentes impostos pela covid-19. O webinar de estreia foi “Empresas navegando neste mar de incertezas”, que contou com a participação do presidente da entidade André Friedheim; do presidente do Conselho da ABF Ricardo Bomeny, e do fundador da consultoria Varese Retail Alberto Serrentino.
No dia 14 de abril foi a vez de André Friedheim, Alberto Oyama (L’Occitane Au Brésil), Décio Pecin (CNA), Guilherme Gomes (franqueado do CNA), Jae Ho Lle (Grupo Ornatus) e Michel Bastos (Morana) debaterem os “Desafios e práticas adotadas por franqueadores e franqueados frente à crise da Covid-19”.
Na outra terça, dia 21 de abril, no mesmo horário (17 horas), o tema foi “O futuro das empresas no novo normal”, com a participação de Artur Grynbaym (Grupo Boticário), Daniel Motta (BMI – Blue Management) e Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), em mais um bate-papo comandado pelo presidente da ABF.
E para fechar a série de Webinar de abril, no dia 28, Caito Maia (Chilli Beans), Reynaldo Saad (Deloitte) e José Galló (Renner) estiveram ao lado de André Friedheim para falar sobre “Planejando a retomada”.

ABF lança mesas-redondas virtuais

Atenta aos impactos provocados pela Covid-19 na saúde das pessoas e dos negócios, a ABF lançou as Mesas-Redondas Virtuais. O objetivo da ação, exclusiva para os associados, é manter virtualmente o que a entidade faz presencialmente nos diversos eventos que organiza: análise do mercado, debate e troca de ideias entre os associados. Até o final de abril, a ABF realizou 31 sessões virtuais com a participação de 3,4 mil pessoas. Entre os temas debatidos por franqueadores, franqueados, advogados, consultores e fornecedores estiveram questões trabalhistas e tributárias, além de temas como expansão, gestão, recursos humanos, comunicação, vendas, planejamento de retomada, entre outros.