Poder do engajamento, comunicação e tecnologia são destaques

Pós-IFA ABF ocorreu na sede da TOTVS, em São Paulo

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Poder do engajamento, comunicação e tecnologia são destaques

Pós-IFA ABF ocorreu na sede da TOTVS, em São Paulo

José Rubens Rodrigues (Guia-se e ABF), Julio Segala (Kumon), João Baptista Jr. (Rei do Mate e ABF) e Beno Krivkin (Tribecca)

Na manhã do dia 11 de março, a ABF realizou na sede da TOTVS, na capital do Estado, o tradicional Pós-IFA, para apresentar os temas mais importantes e os insights da Convenção da International Franchise Association (IFA)
2020 – maior evento do franchising mundial, que aconteceu em fevereiro, em Orlando, nos Estados Unidos.
Ao abrir o encontro, o presidente da Associação André Friedheim sintetizou o quadro atual do setor de franquias no País, que, segundo ele, vive um momento ímpar, sobretudo com a aprovação, no final de 2019, da nova Lei de Franquias. “No ano passado, tivemos um crescimento de 6,8%. Comparado ao crescimento do PIB, isso mostra a força do nosso sistema.”
O executivo destacou ainda que os desafios têm sido enfrentados com resiliência pelo setor: “marcas fortes criam formatos diferentes, acessos a mercados diferentes e conseguem entregar e superar crises o tempo inteiro, e esse é o franchising que eu acredito”.
Na ocasião, a diretora de Capacitação da ABF Fabiana Estrela falou sobre operações e relacionamento, destacando que “empatia” foi a palavra campeã, presente em todos os momentos da Convenção da IFA. “De fato, para gerar inovação e valor nas nossas redes, na velocidade que a gente quer e que o mercado está exigindo, franqueador e franqueado precisam estar muito alinhados”, disse. “Quanto mais entendermos da jornada do franqueado, mais agregaremos valor à jornada do consumidor final”, completou.
A reputação on-line da marca e os cuidados que ela deve tomar para preservá-la foram outros temas analisados. A diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da entidade Adriana Auriemo ressaltou que o marketing local é uma estratégia de comunicação cada vez mais adotada pelas redes norte-americanas e que essa edição da IFA mostrou que é crescente o número das que veem os franqueados como influenciadores regionais. Ela também falou sobre os reviews, comentários dos clientes sobre as empresas nas redes sociais, salientando que há várias franqueadoras criando processos

Caroline Bittencout, Adriana Auriemo e Fabiana Estrela falam sobre gestão, relacionamento e marketing

completos sobre como tratá-los.
A diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Bittencourt Caroline Bittencourt observou que é preciso ponderar a questão do controle da informação para não perder oportunidades de divulgação no mercado: “acreditando na nossa entrega na ponta, [devemos] fazer com que eles [franqueados] realmente façam esses reviews”.

Expansão, marketing e tecnologia
As melhores práticas em expansão, marketing, tecnologia e soluções para as redes foram debatidas no painel moderado pelo diretor de Marketing e Expansão do Kumon Julio Segala, e que contou com a participação do coordenador da Comissão de Food Service da ABF João Baptista Junior, do coordenador da Comissão de Microfranquias José Rubens Oliva Rodrigues, e do sócio-
diretor da Tribecca Beno Krivkin.
De acordo com Segala, a frase “Nem todo lead é uma oportunidade” marcou o grupo ABF na Convenção da IFA, revelando a importância da correta análise do cadastro on-line do potencial franqueado. A produção de conteúdo foi outro ponto abordado no evento internacional. Krivkin pontuou que muito se falou sobre esse tema por lá. “Tenham em mente que é preciso produzir conteúdo”, ressaltou.
Na visão de Rodrigues, mais relevante do que o canal on-line para seleção do franqueado é o conteúdo que a marca divulgará. “O canal é importantíssimo, mas mais importante é a mensagem que você quer dar.” Já a grande mensagem, de acordo com Baptista, é de que forma conseguir entender melhor o candidato a franqueado. Uma estratégia, ele indica, é “clusterizar” os leads. “As ferramentas não funcionarão igual para todos, então, você tem que ter conteúdo para aquele ‘cluster’ de pessoas”, defendeu.

Renata Pih, Sidnei Amendoeira e Sandra Brandão debatem os aspectos jurídicos

Aspectos jurídicos e gerenciamento de pessoas
No encontro promovido pela ABF, seu diretor Institucional Sidnei Amendoeira moderou o painel sobre os pontos de atenção observados na Convenção da IFA quanto aos aspectos jurídicos. As advogadas Sandra Brandão da BOG – Brandão e Oliveira Advogados, e Renata Pin, da Andréa Oricchio Advogados, participaram do debate.
A importância de um contrato de franquia completo e correto foi um dos assuntos tratados. “O contrato tem que ser forte e seguro, mas tem quer razoável e exequível”, comentou Amendoeira. Outros temas analisados foram a transparência na relação entre franqueador e franqueado, as questões trabalhistas e o repasse. Para a gestão do repasse, Renata observou que as redes norte-americanas fazem um check list e um manual específico. Para Sandra, as redes precisam “amadurecer para ter processos jurídicos.”
CEO da Megamatte, Julio Monteiro falou dos bastidores da Disney. O modo como a empresa gerencia as pessoas e a destinação de resíduos foram pontos relevantes para ele, que salientou ainda que a Disney ensina algumas lições, sendo a primeira delas “identificar a causa de existir e o propósito de vida”.
Para concluir, o executivo deixou uma frase reflexiva: “se você estiver em um business, mas que tem pessoas envolvidas, comece a pensar em vida e não em dinheiro. Se você não entende de pessoas, não entende de vida”. O evento será realizado de 21 a 24 de fevereiro de 2021, dessa vez em Las Vegas, nos Estados Unidos.