Acontece na ABF

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Acontece na ABF

ABF discute possibilidades com o BREXIT

No dia 29 de janeiro, a ABF promoveu um evento, em parceria com o Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, com o objetivo de entender os impactos e as oportunidades que o BREXIT – processo de saída do Reino Unido da União Europeia – pode trazer para as marcas brasileiras que pretendem expandir para o mercado britânico. Na ocasião, duas representantes da entidade internacional, a gerente de Alimentação e Varejo Gabriela Meucci e a gerente de Desenvolvimento de Negócios Sofia Ramos falaram sobre os principais mecanismos de apoio que o governo do país irá oferecer para atrair empresas que tenham interesse em realizar investimentos. Além disso, a ABF realizará com a Apex-Brasil uma missão prospectiva para o Reino Unido ainda nesse primeiro semestre. A delegação brasileira terá a oportunidade de visitar centros comerciais, lojas de departamento e conhecer as características do varejo britânico. Também está prevista a realização de um workshop na Embaixada do Brasil com players e fornecedores locais.

Primeiro Café da Manhã Jurídico de 2020 debate métodos de pagamento

Os métodos de pagamento foram o tema de estreia do Café da Manhã Jurídico ABF em 2020. O evento foi realizado no dia 18 de fevereiro na sede da entidade. A apresentação ficou por conta da advogada Andrea Oricchio, membro da Comissão de Ética da Associação. Na ocasião, a especialista falou sobre as obrigações previstas em contrato, os cuidados com os splits de pagamento e a obtenção e o uso de dados dos clientes nos pagamentos digitais, sob a luz da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Outro importante assunto tratado no evento foi a Portaria 3952, publicada pelo Banco Central em junho do ano passado e que entrará em vigor em agosto próximo. Ela trata da nova regulamentação dos métodos de pagamento, com a qual todos players da cadeia terão que se adequar. De acordo com coordenador da Comissão de Estudos Jurídicos da ABF Maurício Costa, neste ano todas as edições do Café Jurídico terão como tema central O franchising e as novas tecnologias.

Associação reúne time de advogados para debater a nova Lei de Franquias

No final de dezembro de 2019, a Presidência da República sancionou o projeto da nova Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), e para mergulhar com profundidade no assunto, a ABF reuniu um time de ­advogados com grande experiência no setor e promoveu, em janeiro deste ano, um seminário no auditório do IBMEC, em São Paulo.
Participaram do evento mais de 300 pessoas, além dos 200 que acompanharam on-line. “A Lei de Franquias brasileira já tinha reconhecimento internacional e agora será um benchmark ainda maior. Ela traz mais transparência e segurança jurídica para um setor que representa 2,6% do PIB e emprega mais de 1,36 milhão de pessoas. Trata-se de uma lei moderna, ágil e que irá impulsionar ainda mais nosso setor nos próximos anos”, disse o presidente da ABF André Friedheim, na abertura do evento. A nova Lei de Franquias entra em vigor dia 27 de março. Até lá, as redes devem adequar suas COFs e contratos de franquia para assinaturas posteriores a essa data.

Comissão de Food Service visita Universidade do Hambúrguer

A Universidade do Hambúrguer do McDonald’s foi o local escolhido para o 1º encontro da Comissão de Food Service da ABF em 2020. O evento reuniu 84 participantes – além dos membros da Comissão, estavam presentes o vice-presidente da Associação Antonio Moreira Leite; o diretor regional ABF Nordeste Leonardo Lamartine, o presidente do McDonald’s Paulo Camargo, e o vice-presidente de Franquias da rede anfitriã Dorival de Oliveira – e contou com as apresentações da CEO da consultoria Galunion Simone Galante, e da especialista em educação corporativa do McDonald’s Greicy Rodrigues.
Segundo o coordenador da Comissão de Food Service da ABF João Baptista Silva Junior, o evento proporcionou aos associados presentes oportunidades de ­networking e ainda colaborou na identificação das necessidades do mercado: “Foi muito positivo conhecer por meio da palestra da Simone Galante, que esteve em um congresso em Singapura, com os principais líderes do setor de alimentação mundial, os insights sobre o ‘restaurante do futuro’ e o que pensam os mais importantes CEOs nessa área”.

Comissão de Fornecedores da ABF tem primeiro encontro do ano

Cerca de 60 pessoas participaram do 1º encontro de 2020 da Comissão de Fornecedores da ABF. O evento foi realizado na sede da entidade, em São Paulo, no dia 19 de fevereiro e contou com a presença do seu presidente André Friedheim, da diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos Adriana Auriemo e do coordenador da Comissão Adir Ribeiro, além de outros membros do colegiado. Criada com o objetivo de aprofundar discussões e análises sobre temas de interesse, visando a atender as necessidades dos associados e do setor e, assim, promover o seu desenvolvimento, a Comissão de Fornecedores reúne-se periodicamente para desenvolver projetos e novidades.

Diretoria estatutária da ABF tem nova composição

A ABF atualizou a composição de sua diretoria estatutária. Com as mudanças, o então diretor-executivo Marcelo Maia deixou a função e assumiu a diretoria Administrativo-Financeira da entidade e também o cargo de presidente da rede Dia. Maia entra para a diretoria estatutária no lugar de Bruna Saraiva. A Comissão de Ética passou a ser presidida por Carlos Alberto Zilli, que deixou de ser membro do Conselho da ABF. Zilli assumiu o lugar de Jae Ho Lee, que, por sua vez, tornou-se o diretor Internacional, substituindo Fábio Khouri.

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