Códigos e expressões do franchising

Informações por dentro do setor

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Códigos e expressões do franchising

Circular de Oferta de Franquia – COF
Documento formal que contém relevantes informações sobre a franqueadora: negócio, operação, administração do negócio, investimentos e a relação franqueador e franqueado. A COF deve conter todos os dados e informações necessárias do negócio e da franqueadora para o candidato a franqueado poder analisar a oportunidade de investimento em determinada franquia. A entrega da COF é obrigatória de acordo com a Lei de Franquias 8.955/94 e requer total transparência no relacionamento entre franqueador e franqueado. O franqueado deverá receber a COF no mínimo dez dias antes da assinatura de qualquer contrato ou pagamento de qualquer valor.

Consultoria de Campo
Trata-se da visita periódica de um representante do franqueador aos franqueados. O objetivo é acompanhar a atuação de cada unidade, checando procedimentos, fornecendo orientações e recolhendo sugestões.

Contrato de franquia
Documento que formaliza o negócio, definindo os direitos e deveres do franqueador e do franqueado. O contrato de franquia deverá ser sempre escrito e assinado na presença de duas testemunhas no mínimo dez dias após a entrega da COF e pagamento de qualquer valor. O contrato de franquia terá validade independentemente de ser levado a registro perante cartório ou órgão público.

Expansão da rede
É o aumento do número de unidades de franquia, próprias e/ou franqueadas. As franqueadoras, visando o aumento de sua rede, buscam através de departamentos específicos e de consultores do segmento a expansão de seus negócios e do número de unidades.

Franchising ou Franquia
É o sistema onde o franqueador licencia ao franqueado o direito de uso de marca ou patente associado ao direito de distribuição de produtos ou serviços e, eventualmente, ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante uma remuneração sem caracterizar vínculo empregatício.

Franqueado
É o adquirente do direito de uso de marca ou patente associado ao direito de distribuição de produtos e serviços e do direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional.

Franqueador
Aquele que autoriza um terceiro (franqueado) a explorar os direitos de uso de uma marca, de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado definido e o uso de um sistema de operação e gestão mediante uma remuneração.

Fundo de Propaganda
Também chamado de Fundo de Marketing. É formado pelo somatório das taxas de propaganda pagas pelos franqueados. Em geral, o valor arrecadado é aplicado em mídias para divulgação da marca em benefício da rede.

Rede de franquias
Conjunto de unidades de uma mesma marca franqueadora.

Royalties
É uma remuneração periódica paga pelo franqueador ao franqueado pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados.

Taxa de franquia
Valor pago pelo franqueado para ingressar no sistema, normalmente é paga no momento da assinatura do contrato de franquia.

Território
Área delimitada onde o franqueado deverá atuar, podendo esse espaço ser dentro de um de um shopping, de um bairro, de uma cidade etc. O franqueador pode oferecer ao franqueado esse território com preferência ou exclusividade de atuação.