As franquias e a vantagem de sair na frente

Em meio à busca por oportunidades de empreender e a um cenário desafiador que ainda vivemos no País

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As franquias e a vantagem de sair na frente

Em meio à busca por oportunidades de empreender e a um cenário desafiador que ainda vivemos no País, como escolher as melhores oportunidades de negócios e reduzir os riscos inerentes a qualquer um deles? Certamente, muitas pessoas que sonham em ter o próprio negócio buscam também resposta para essas questões.
As franquias são a resposta para quem quer sair na frente para ter o próprio negócio. O acesso a uma marca já conhecida, a um modelo de negócio previamente testado, estruturado e padronizado, ao know-how da empresa franqueadora, aos ganhos de escala e, principalmente, o fato de pertencer a uma rede são os principais fatores que propiciam vantagens ao investidor nesse mercado.
São também esses fatores, que sintetizam a essência do franchising, que minimizam os riscos de investir em franquias na comparação com negócios independentes. De acordo com o balanço do desempenho do setor em 2018, feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o índice de mortalidade das operações de franquias caiu de 5% em 2017 para 3,9% em 2018; muito menor quando comparado a negócios independentes.
Este Guia Oficial de Franquias ABF 2019 retrata não apenas o que é o franchising brasileiro hoje, como também o setor que se projeta para o futuro. Aqui estão cerca de mil marcas associadas, de 11 segmentos definidos pela entidade: Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Entretenimento e Lazer; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais e Serviços e Outros Negócios.
Representamos um setor que nos últimos quatro anos tem crescido aproximadamente 8%. A receita do franchising em 2018 foi da ordem de R$ 174 bilhões, empregamos diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas, contamos com mais de 153 mil unidades de franquias e cerca de 2,8 mil marcas.
Nesse sentido, e inspirados no trabalho desenvolvido pelo Sebrae que nos mostra 37 tendências para os pequenos negócios divididas em quatro macrotendências, temos construído – colaborativamente, como franqueadores e franqueados – negócios responsáveis e sustentáveis, mais competitivos, inovadores, transparentes e que valorizam as melhores práticas do franchising. Saiba quais são eles e todas as informações necessárias neste Guia. Ele é a sua fonte de informações para que você possa selecionar as marcas de sua preferência, conhecê-las e, decidido, obter o seu negócio. Meu desejo é que você de fato saia na frente e tenha muito sucesso!

Um forte abraço,

André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF)