Kumon incentiva autonomia nos estudos
Confira a entrevista com a gerente do setor pedagógico da rede, Natália Remoto Tsuji Germano
O Kumon é uma metodologia que visa a incentivar a autonomia nos estudos na criança. Por meio de um processo de estudo planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. “Temos as disciplinas de Matemática, Português, Inglês e Japonês. Porém, independentemente de qual o aluno esteja estudando, o que buscamos é aprimorar e fortalecer seu potencial de aprendizado”, afirma a gerente do setor pedagógico da rede Natália Remoto Tsuji Germano, que fala mais sobre o Kumon nesta entrevista.
Como é o material didático do Kumon?
O nosso material didático é totalmente gradativo e autoinstrutivo, para que o aluno aprenda a resolver os exercícios basicamente por si mesmo. Ele traz inicialmente assuntos mais fáceis e vai progredindo até chegar aos mais difíceis. É um material bem completo e vasto, com padrão mundial e exclusivo do Kumon.
Como funciona o trabalho dos orientadores?
O papel deles é guiar os alunos para que consigam desenvolver as suas habilidades por meio do material didático. Cabe a eles dar dicas, motivar, direcionar e fazer a programação de estudo tanto na sala de aula quanto em casa.
O Kumon serve para qualquer aluno, mesmo para os que têm excelentes notas
Como é feita essa motivação?
Trabalhamos com reforço positivo, de sempre pontuar as conquistas dos alunos, dizendo coisas como: “olha, hoje você conseguiu escrever essa letra que antes não conseguia” ou “hoje você conseguiu fazer mais rápido do que na aula anterior”. O orientador tem esse papel determinante de compartilhar com o aluno seus pequenos progressos e dar esse feedback para os pais.
Quais são os principais diferenciais do Kumon?
O primeiro é a individualidade. Muitos alunos têm dificuldade de acompanhar os conteúdos da escola e no Kumon podem começar em um ponto mais fácil, estudar aquilo que é adequado para ele e, aos poucos, avançar e se desenvolver no seu tempo. Também destaco o autodidatismo, já que o estudante adquire habilidades para conseguir estudar sozinho.
Para quem o Kumon é indicado?
O nosso principal público são crianças de 4 a 14 anos, mas não há limitação de idade. O que sempre falamos é que o quanto antes a criança iniciar os estudos pelo método, melhores serão seus desempenho e evolução. O Kumon serve para qualquer aluno, mesmo para os que têm excelentes notas.