ABF e Apex-Brasil divulgam agenda internacional

Eventos incluem visitas técnicas monitoradas a redes de franquias, varejistas e shoppings locais e reuniões de negócios com investidores

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ABF e Apex-Brasil divulgam agenda internacional de janeiro a junho

Eventos incluem visitas técnicas monitoradas a redes de franquias, varejistas e shoppings locais e reuniões de negócios com investidores

ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) divulgaram sua agenda de eventos internacionais para o primeiro semestre de 2020. As ações previstas visam a promover a expansão das redes de franquias brasileiras no exterior, dentro do Projeto Franchising Brasil, e incluem atividades como visitas técnicas monitoradas a redes de franquias, varejistas e shoppings locais e reuniões de negócios com investidores, dentre outras.

“Desde 2004 assinamos ininterruptamente o convênio com a Apex-Brasil. Inicialmente fazemos um mapeamento dos países e definimos quais são os estratégicos onde iremos trabalhar no biênio de vigência do acordo. Para o próximo, nossos mercados-alvo são basicamente os países da América Latina, além de México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, ­França e China”, comenta o gerente de Projetos Internacionais da ABF Bruno Amado.

Quanto aos eventos dos próximos meses, o executivo adianta que na Feira Internacional de Franquias da Cidade do México, a ABF contará com um estande de 36 m² para compartilhar com as marcas nacionais. Como parte dessa ação, também promoverá um encontro empresarial entre brasileiros e empresários locais.

Já na Franchise Expo Paris, além de estande na feira, a ideia da entidade é fazer um trabalho junto com a embaixada local para preparar uma noite de networking na Embaixada do Brasil, de forma a proporcionar contato com potenciais investidores do mercado francês. “E ainda estamos negociando com o consulado geral do Reino Unido para, nos dias subsequentes, fazermos dois dias de agenda em Londres, com visitas a empresas e rodas de conversas”, conta Amado.

O compromisso seguinte da ABF será na MultiUnit Franchise Conference, em Las Vegas, nos Estados Unidos. “Lá teremos novamente um estande para divulgar as marcas brasileiras que querem expandir para o mercado americano, e uma parte da delegação terá agenda de visitas, reuniões e workshops. Depois teremos a Missão Internacional Paraguai e Bolívia, também para visitas técnicas e rodadas de negócios”, complementa o gerente de Projetos Internacionais da ABF.

Por fim, acontecerá dentro da ABF Franchising Expo, em São Paulo, o Projeto Comprador. “Nossa intenção é trazer até cinco investidores, potenciais franqueados, de países que compõe os mercados-alvos do projeto de internacionalização. No ano passado realizamos este mesmo evento e vieram três empresas”, indica. No segundo semestre, informa o executivo, a ideia é visitar a China e talvez Uruguai e Portugal.

Multifranqueado nos Estados Unidos

“A Hot n’ Tender participou da Multi-Unit Franchising Conference (MUFC), em 2018, em parceria com a ABF e a Apex. Nosso intuito era expandir a marca nos Estados Unidos e conquistar o mercado internacional. Conhecemos alguns bons leads, mas naquele ano não conseguimos concretizar contratos. Em 2019, fomos novamente à feira. Nossa convicção e certeza da qualidade e do sabor do nosso produto nos impulsionou a acreditar no potencial da marca no mercado estrangeiro. Conhecemos, então, um multifranqueado com 160 lojas espalhadas pelo Nordeste americano, e ele teve interesse imediato na HNT. Após oito meses de negociações e inúmeras viagens ao país, abrimos a primeira loja nos Estados Unidos, na Filadélfia, no dia 20 de dezembro de 2019. A projeção de expansão para os próximos cinco anos é de 50 lojas.”

Tata Plater Breyvogel, sócia da Hot n’ Tender

Parceria com clínica local chinesa

 “Com 28 anos de experiência, estamos em plena expansão nacional e buscando expansão internacional, principalmente na China e em Portugal. Participamos de várias missões da ABF, e acredito que o maior resultado de todas elas é o aprendizado sobre diferenças, oportunidades e gaps de um país para o outro. No caso da China, nossa primeira visita foi há seis anos, para conhecer o mercado e todas as suas possibilidades. Após várias idas e ganho de conhecimento, fizemos uma grande parceria com uma clínica local. Levamos dentistas para testar o mercado e checar a aceitação e a qualidade do brasileiro frente aos dentistas chineses e estrangeiros. O resultado foi bem satisfatório. Agora estamos em processo de licenças e reforma, caminhando para a primeira inauguração em solo chinês.”

Rodolfo Magalhães, diretor-executivo da Coife Odonto (VIP Dental Clinics no mercado internacional)

Primeira unidade em Portugal

“Assim que decidimos iniciar a internacionalização da marca, procuramos a ABF para nos ajudar nesse processo e tivemos todo o suporte para entender os hábitos e os comportamentos de outras regiões, a fim de aperfeiçoar a gestão do negócio e compreender os mercados locais. É importante participar de feiras e eventos internacionais coordenados pela ABF, eles ajudam a apresentar a marca e promovem a interação com o público local. Mais um ponto importante é proporcionar contato com outros empresários, possibilitando novas parcerias ou mesmo troca de informações. Com tudo isso, em março deste ano, iremos inaugurar a nossa primeira unidade no exterior, em Portugal, e a expectativa é ampliar a presença na Europa e iniciar negócios nos Estados Unidos.”

Lucy Onodera, sócia-diretora da Onodera