Desvendando Nova Iorque

Maior metrópole dos Estados Unidos é superlativa em todos os sentidos

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Desvendando Nova Iorque

Maior metrópole dos Estados Unidos é superlativa em todos os sentidos

Capital do mundo. Cidade que nunca dorme. Principal centro financeiro do planeta. Local com o maior número de arranha-céus da Terra, alguns avaliados em US$ 150 milhões. Quando se trata de Nova Iorque, a maior metrópole dos Estados Unidos, tudo é superlativo.
Com uma população estimada em 8,6 milhões de pessoas, vivendo em uma área de quase 800 km², a cidade recebe, a cada ano mais e mais turistas. Em 2018, segundo a NYC & ­Company, sua agência de marketing turístico oficial, foram 65,2 milhões de visitantes, aumento de 3,8% em relação ao ano anterior – em 2019, a expectativa é fechar com 67 milhões.

Divisão da cidade
Nova Iorque é dividida em cinco distritos: ­Manhattan, Staten Island, Brooklyn, Queens e Bronx – os dois primeiros são ilhas ligadas aos demais por pontes, túneis e balsas. Cercada pelos rios East, Hudson e Harlem, Manhatan concentra a maioria das atrações turísticas que a ­cidade oferece, além de opções de hospedagem, restaurantes, bares e baladas.

O que visitar
Pontos para visitar na principal cidade dos Estados Unidos não faltam. Em ­Manhattan, por exemplo, ficam os famosos bairros Soho, Tribeca, Chinatown e ­Village, o arranha-céu Empire State ­Buiding, o complexo Rockfeller Center, as disputadas Time Square, Quinta Avenida e Broodway, a Catedral de St. Patrick, o Central Park, a Ponte do Brooklyn e os museus MoMA e Metropolitan Museum of Art.

O que comer
Cosmopolita em todos os sentidos, Nova Iorque também é muito procurada por conta de sua gastronomia. A metrópole concentra opções para todos os gostos e bolsos, de restaurantes estrelados a food trucks, com opções de cardápio dos mais variados locais do mundo. Algumas das principais delícias da Big Apple são o bagel, o pão local tradicional, o cheesecake e o sanduíche de pastrami.

Estátua da Liberdade
É o símbolo mais famoso da cidade. Com 93 metros de altura – contando a sua base –, está situada na Liberty Island e foi um presente da França para os Estados Unidos, em 1885, em comemoração aos 100 anos da Declaração da Independência do país. Ela foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e construída por Gustave Eiffel. Em 1984, foi declarada Patrimônio da Humanidade.

Curiosidades sobre a cidade

* O metrô de Nova Iorque funciona 24 horas. É o que tem o maior número de estações do mundo (472) e transporta quatro milhões de pessoas por dia

* Foi capital dos Estados Unidos durante cinco anos, de 1785 a 1790

* Lá foi fundada a primeira pizzaria do país, a Lombardi’s, em 1905, e ela continua aberta

* Suas ruas, parques e atrações serviram de cenário para milhares de filmes e séries, como Bonequinha de Luxo, Manhattan, Esqueceram de Mim, Uma Noite no Museu, Gossip Girl e Sex and the City

* Maior parque urbano de Nova Iorque, o Central Park tem 3,41 km² e foi todo construído artificialmente

Fechar Menu