Voz Indígena

Joenia Wapichana é a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal no Brasil

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Voz Indígena

Joenia Wapichana é a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal no Brasil

Raio-X
Nome: Joenia Batista
de Carvalho
Idade: 45 anos
Local de nascimento: Boa Vista, Roraima

A deputada federal Joenia Batista de Carvalho, ou Joenia Wapichana – nome de sua etnia e como prefere ser conhecida –, é uma pioneira em muitos sentidos. Foi a primeira mulher indígena a se formar em direito no Brasil – em 1997, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) – e a primeira a conquistar um cargo no Congresso Nacional, nas eleições de 2018.
Outro título inédito é o de mestre pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. No Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro de 2008, também protagonizou um marco ao ser a primeira advogada indígena da história a defender oralmente uma causa na mais alta corte jurídica do País. Na ocasião, a luta era pela demarcação contínua das terras da Raposa Serra do Sol, em Roraima. Além disso, foi nomeada em 2013 a primeira presidente da Comissão Nacional para a Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas.
Sua decisão de estrear na disputa eleitoral se deu por conta de um pedido feito durante a 47ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima. Representantes de dez comunidades consideraram importante a participação de lideranças, e viram nela potencial para conquistar novamente uma vaga no Congresso Nacional. Antes de Joenia, só um índio homem havia sido eleito deputado: Mario Juruna, em 1982.
Natural da comunidade indígena Truaru da Cabeceira, localizada a 65 km da capital Boa Vista, a deputada atua há mais de 20 anos em movimentos sociais que lutam pelos direitos dos índios e desenvolvimento sustentável. Por conta disso, em 2004 recebeu o Prêmio Reebok de Direitos Humanos; em 2010, a Ordem do Mérito Cultural, oferecida pelo Ministério da Cultura e, em 2018, o Prêmio Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fechar Menu