Sobre transformação digital, responsabilidade social e sustentabilidade

Nunca se falou tanto em transformação digital como na atualidade e o franchising está surfando nessa onda. Redes têm investido em inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), realidade virtual, totens de autoatendimento, sistemas eletrônicos de automação acionados via smartphones, entre outras soluções e inovações.

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sobre transformação digital, responsabilidade social e sustentabilidade

Nunca se falou tanto em transformação digital como na atualidade e o franchising está surfando nessa onda. Redes têm investido em inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), realidade virtual, totens de autoatendimento, sistemas eletrônicos de automação acionados via smartphones, entre outras soluções e inovações.
Nessa era da transformação digital, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), como entidade oficial do setor no Brasil, está mergulhando mais fundo na tecnologia. Segunda maior entidade do setor de franquias mundial e benchmark internacional, a ABF intensificou seus investimentos em recursos humanos e técnicos para acompanhar as rápidas transformações tecnológicas que acontecem em todo o mundo e influenciam os negócios e toda a sociedade.
E se por um lado o setor de franquias nunca esteve tão tecnológico, por outro lado está cada vez mais ligado à responsabilidade social e à sustentabilidade, temas da matéria de capa desta edição de Franquia & Negócios.
Em meio à revolução provocada pelo avanço da internet, das mídias sociais, o mundo parece mais tecnológico e menos humanizado. Porém, o que está ficando mais evidente é que o ser humano está no centro das transformações digitais. Por trás da frieza das máquinas há pessoas. Por trás da inteligência artificial há uma inteligência humana e real. Por trás dos dados há histórias de vida.
Esta edição que encerra 2019 e descortina 2020 trata dos negócios com foco nesses temas de fundamental importância. Eles estão relacionados às boas práticas do franchising, tão estimuladas e propagadas pela ABF, valorizadas pelo mercado e pela sociedade.
As redes de franquias estão avançando nesses campos, conscientes de que de nada vale a tecnologia se ela não estiver a serviço das pessoas. Pessoas como você, caro(a) leitor(a), a quem desejo excelentes festas e que o Ano Novo seja memorável, repleto de realizações e de muito sucesso em todos os aspectos da sua vida.
Um forte abraço,

André Friedheim
Presidente da Associação Brasileira
de Franchising (ABF)