Missão família forte
Programa desenvolvido na Europa busca fortalecer os vínculos familiares para afastar crianças e jovens dos comportamentos de risco
Seis em cada dez crianças são educadas em um ambiente que não as ajuda emocionalmente. Parece mentira, mas essa é a realidade brasileira. Segundo a professora Lilia Freire Rodrigues de Souza Li – responsável pela área de Medicina do Adolescente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, atualmente a frequência dos quatro “estilos parentais” existentes se dá da seguinte forma: 13% são autoritários, 14% são indulgentes, 31% são negligentes e 39% são democráticos.
“Felizmente, os pais podem aprender e desenvolver novas habilidades. E é aí que entra o Programa Famílias Fortes, que visa a melhoria da comunicação entre pais e filhos e promover o desenvolvimento das habilidades parentais”, informa Lilia. Esse programa de sigla PFF criado pelo governo brasileiro é uma adaptação à realidade nacional do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. O PFF, que está sendo reavaliado pelo Ministério da Saúde, se baseia no fato de que uma relação positiva entre os familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos jovens e tende a afastá-los de condutas de risco.
“Nós nos preparamos para sermos bons profissionais, no entanto, não fazemos o mesmo para sermos pais. Ninguém acha que precisa estudar para isso, apenas confiar nos instintos. Só que, infelizmente, nem sempre eles são suficientes, então aprender e aprimorar a capacidade de cuidar e desenvolver um estilo parental que seja mais positivo são atitudes fundamentais”, afirma.
O PFF, apesar de ter como objetivo principal a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, atua em todos os âmbitos familiares. Seu conteúdo é baseado na premissa de que os filhos se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado.
Na versão adaptada para a cultura brasileira, ele é composto por sete encontros que acontecem semanalmente. Os pais e os jovens se reúnem separadamente com um facilitador na primeira hora e passam a segunda hora juntos em atividades conjuntas, para trabalhar as habilidades de vida, como expressão de sentimentos, empatia, assertividade, resolução de problemas e tomada de decisão, e a comunicação.
Apesar de o programa estar sendo reavaliado pelo governo, o
Manual Programa Famílias Fortes, lançado pelo Ministério da Saúde, explica tudo o que é necessário para reproduzi-lo. Confira no QR Code.
O estilo autoritário é o que tem grandes exigências e pouca responsividade, perfil que normalmente provoca uma série de problemas emocionais nos filhos. O indulgente é o que dá atenção e amor, mas não impõe limites e nem responsabilidades, criando filhos que não toleram frustração e não sabem ouvir não. Pais negligentes ou ausentes são aqueles que não oferecem nem carinho e nem limites. Quase sempre é o que tem mais efeitos negativos sobre as crianças, que correm o risco de desenvolver transtornos mentais e ter problemas de comportamento. Por fim, o democrático é o que dá amor e, ao mesmo tempo, impõe regras, criando filhos mais competentes em todos os níveis.
Conceito do Programa Família Fortes
O PFF visa o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais. Tal objetivo se baseia no fato de que uma relação positiva entre os familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos jovens e tende a afastá-los de condutas de risco.
Principais objetivos do Programa Família Fortes
* Ensinar pais e jovens a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação relacionamento
* Mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos
* Ajudar os pais a disciplinar e orientar os filhos de forma eficaz
* Orientar os jovens sobre como compreender e valorizar seus pais
* Ensinar os jovens a lidar com o estresse e a pressão dos amigos
Principais resultados do Programa Família Fortes
* Redução da agressividade e de comportamentos de isolamento social
* Melhora da interação entre pais e filhos
* Melhora no rendimento escolar e maior interesse e envolvimento dos pais na rotina escolar dos filhos
* Redução do abuso de substâncias (cigarro, álcool e drogas)
Fonte: Manual Programa Famílias Fortes, do Ministério da Saúde