Bebê nasceu, barriga ficou
No pós-parto é importante se alimentar bem, beber bastante água e investir nos tratamentos estéticos
Na gravidez, a barriga é a parte do corpo da mulher que mais sofre alterações visíveis e que impactam o funcionamento de todo o organismo. O que acontece é que, para acomodar o bebê, o útero, que originalmente tem cerca de 5 ml de volume, se expande atingindo uma capacidade de mais de 4 litros.
Com isso, os músculos abdominais se afastam e vão para os lados – assim como alguns órgãos são “espremidos” em menor espaço – e, para acompanhar toda essa mudança, a pele estica o máximo que consegue.
Quando a criança nasce, leva um tempo até o corpo voltar ao normal. E ajudá-lo nesse processo é muito importante. Confira, a seguir, algumas dicas para perder peso e combater a gordura extra com mais facilidade.
* Amamente: além de proteger o bebê e criar e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, amamentar gasta calorias. A explicação é que, para produzir leite, o corpo consome bastante energia. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, constatou que amamentar emagrece cerca de dois quilos por mês.
* Tenha uma alimentação saudável: tanto durante a gravidez quanto no pós-parto é importante ter uma dieta equilibrada, o que significa colocar no prato todos os grupos alimentares (vegetais, frutas, carboidratos, proteínas, gordura e leite e derivados). Quanto mais colorida a refeição, mais saudável ela é.
* Hidrate-se: beber bastante água – cerca de 2,5 litros por dia – após o nascimento do bebê é fundamental, sobretudo para quem está amamentando. Além de ser necessária para produzir o leite, a água estimula o funcionamento dos rins e acelera a eliminação dos líquidos retidos no corpo, ajudando a diminuir o inchaço.
* Faça tratamentos estéticos: na rede Emagrecentro há opções no pós-parto para quem fez cesárea ou parto normal. Entre elas, destaque para carboxiterapia e auriculoacupuntura. No caso do parto normal, também entram na lista plataforma vibratória e endermologia. Alguns procedimentos podem ser iniciados após 45 dias do nascimento, e outros somente depois dos três meses.
* Pratique atividade física: assim que o médico liberar é indicado voltar a se movimentar. Inicialmente, a indicação serão as atividades físicas leves. Depois, poderá passar para as moderadas e, mais para frente, para as mais pesadas. Exercícios na água, yoga e pilates são sempre ótimas alternativas.
Já emagreci 21 quilos
“Procurei a Emagrecentro quando a minha Emily estava com 10 meses. Hoje, ela tem três anos. Tive uma gravidez bem complicada, com pré-eclâmpsia, e engordei 31 quilos: passei de 59 kg para 90 kg. Fiquei super inchada, com a barriga enorme. E não mudou muito depois do parto. Eu estava muito infeliz com meu corpo, sem autoestima. Nenhuma roupa vestia bem, mas o tratamento mudou a minha vida. Fiz vários procedimentos estéticos: criolipólise, botox, carboxiterapia, aplicação de enzima… Perdi medidas, meu abdômen está mais firme e consegui emagrecer. Hoje, estou com 69 quilos e quero chegar a 62.”
Rafaela Lúcio, 32 anos, designer de sobrancelha,
técnica de enfermagem e cliente Emagrecentro –
unidade Aracajú (SE)