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Tecnologia é foco de Fórum de Franquia & Varejo

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Eduardo Schvinger (Tableau), Luiz Alberto Ferla (DOT Digital Group), Marcelo Cherto (Cherto Consultoria), Arthur Bezerra (Berlitz), André De Stefani (Ipiranga) e Diego Pettinazzi (WTC Business Club) participam de debate no WTC Fórum de Franquia e Varejo

Evento promovido pelo WTC Business Club mira nas inovações disponíveis para a análise de dados de clientes e como trabalhá-las de forma assertiva

31/10/2016 – O WTC Business Club realizou no dia 21 de outubro mais um WTC Fórum de Franquia & Varejo, que desta vez, teve como tema O uso da tecnologia para gerar mais produtividade. O evento contou com mediação do presidente da Cherto Consultoria, Marcelo Cherto e teve as apresentações do CEO da DOT Digital Group, Luiz Alberto Ferla, do country manager da Berlitz, Arthur Bezerra, do country manager da Tableau, Eduardo Schvinger, e do head MKT varejo da Ipiranga, André De Stefani.

O painel foi aberto com a apresentação de Luiz Alberto Ferla, que destacou como a DOT, ao longo da última década, desenvolveu novas tecnologias para se atrair clientes e suas aplicações no caso das franquias e trouxe casos concretos com o uso do MARTECH – Marketing Technology. “Há empresas hoje neste mundo de Big Data, que lhe dão leads. Mas nós, como empresários, não precisamos disso. Precisamos de clientes”, ressalta o executivo. “Você não quer leads, dados, estudo de mercado… você quer chegar mais assertivo ao cliente. Então, no final das contas, olhamos para tudo isso e perguntamos: como cruzamos todos os dados que temos para se chegar de forma assertiva ao cliente? Foi isso o que nós fizemos e olhamos para isso, o MARTECH, que é algo já consolidado nos EUA”, comenta o executivo, destacando que 2/3 dos diretores de marketing de empresas americanas, por exemplo, dizem que é fundamental utilizar ferramentas digitais para atingir ao seu público. “O tratamento destes dados é a chave dos negócios hoje. Todas as grandes empresas no mundo estão trabalhando com isso e é isso que temos que fazer nesse mercado”, completa.

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Artur Bezerra (Berlitz), Marcelo Cherto (Cherto Consultoria) e Luiz Alberto Ferla (DOT)

Na sequência, Artur Bezerra destacou principalmente como a tecnologia tem ajudado a Berlitz a lidar com o seu pipeline e a gestão dos franqueados, como tem ajudado a trabalhar a relação com os alunos dentro de seu ecossistema, além de abordar como a empresa pensa para o futuro da educação. “Somos uma empresa antiga. Acumulamos muito conhecimento, temos um data-base muito robusto, e temos muitos produtos, o que pode ser uma grande complicação. Qual o produto certo para você, em seu estágio de desenvolvimento, de demanda e de proficiência?”, conta o executivo, que destacou as estratégias desenvolvidas pela empresa de como segmentar e apresentar seus produtos de forma eficiente aos alunos.

Em sua apresentação, Eduardo Schvinger mostrou um pouco o que está acontecendo no mundo do marketing tecnology, que é a especialidade da Tableau. “Sabemos que 5% é o índice de produtividade que vem sendo agregado às empresas que estão tomando decisões cada vez mais baseadas em dados. O marketing tradicional acabou, a venda tradicional acabou, a decisão tradicional baseada em histórico… não existe mais isso, você precisa olhar o dado”, ressalta Schvinger. Em seguida, o executivo de marketing da Ipiranga, André De Stefani, destacou uma série de experiências do uso do digital nos negócios de varejo da empresa. “Nossa estratégia de digital é norteada por duas grandes frentes: a primeira, de evolução de nosso posicionamento, de que além de termos um posto completo, também oferecemos tantos outros serviços em nosso site. Queremos que o consumidor entenda que nosso posto, além de ser completo, também é um posto digital”, comenta De Stefani. “E a outra frente chamamos de inteligência digital, o Big Data, o CRM, o Analytics. Temos 60 milhões de abastecimentos/mês em nossa rede de 27 mil postos e acreditamos que, dentro desse ambiente, temos que ter uma comunicação de massa, mas cada vez mais customizada. Não dá para comunicar a mesma coisa para todas as pessoas, pois as pessoas têm necessidades diferentes“, reflete. O encontro foi encerrado com um debate mediado pelo presidente da Cherto Consultoria, Marcelo Cherto, em que os executivos ampliaram a discussão sobre tendências e inovação na área, além de responder às perguntas dos presentes.

Veja as coberturas dos fóruns promovidos pelo WTC Business Club em São Paulo nas edições da Revista Varejo & Oportunidades.

 

 

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