Advertisement Advertisement Editora Lamonica – Revista Franquia #84 |PONTO DE VISTA|O rabo e a perna

Notícias

Revista Franquia #84 |PONTO DE VISTA|O rabo e a perna

O rabo e a perna

Luciano PiresQuantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de perna? Quatro. Chamar o rabo de perna não faz do rabo uma perna. Quem dizia isso era Abraham Lincoln.

Recentemente publiquei no Café Brasil Premium o PodSumário de um livro sobre accountability. Nele, os autores falam de três tipos de realidade, o que ajuda a entender essa confusão toda na qual estamos metidos.
Existe a Realidade Fantasma, que é uma descrição imprecisa de como as coisas são. Existe a Realidade Desejada, que é aquilo que você quer que aconteça. E existe a Realidade em Si, que é a descrição precisa de como as coisas são.
Os conceitos de Realidade Fantasma e Realidade Desejada são ótimos! Para sair da Realidade Fantasma para a realidade real (olha que loucura), é preciso ter as informações corretas, confiáveis. E é aí que o bicho pega.
Dependendo do estilo de liderança que você tem em sua empresa, as informações corretas e confiáveis, não chegam. Ou quando chegam, é tarde demais. Isso acontece por medo ou pela velha ideia de “não é problema meu”. As pessoas responsáveis por selecionar, capturar, registrar e dar publicidade às informações, se não tiverem o senso de urgência e de propriedade, vão dificultar o acesso, até por ignorância, àquelas informações necessárias para a realidade real.
E assim ficamos sem as fontes das informações confiáveis, vivendo na realidade fantasma criada por interesses que não são os nossos. Nos tornamos presas da turma que diz que rabo é perna. Em fuga, apelamos para a Realidade Desejada, criando em nossas mentes o mundo que queremos, e vivendo nele como se fosse real. E é aí que somos enganados, ludibriados e traídos. Por culpa de nossa recusa em ver a realidade cruel.
Até que aparece alguém que cospe a realidade na nossa cara. Quer um exemplo do mundo da política? Cid Gomes gritando…
– O Lula tá preso!
Você viu o estrago que a realidade real fez num ambiente onde as pessoas viviam a Realidade Fantasma ou Realidade Desejada?
Então… fica esperto, meu.
Rabo não é perna.

Publicações recentes