Advertisement Advertisement Editora Lamonica – Revista Franquia #83 |PONTO DE VISTA|A ponte

Notícias

Revista Franquia #83 |PONTO DE VISTA|A ponte

A ponte

Por Luciano Pires*

Luciano PiresComeçou o ano novo com uma sensação de mudança, de que nos livraremos de certos ranços, de que talvez tenhamos uma gestão profissional e menos focada no próprio umbigo. Mas isso tudo é só sensação. É preciso que as coisas aconteçam para ver a distância entre discurso e prática. E dá para fazer um paralelo com nossas empresas.
2019 será o ano de construção da ponte, seguindo uma das definições de “ponte” como “estrutura que liga os dois lados de um precipício”. O ano de 2019 ligará os sobressaltos de 2018 com a realidade desconhecida de 2020. Mas 2019 será uma ponte em construção. Vamos cruzá-la conforme avança.
O projeto parece que já está pronto, e agora é mãos à massa.
O primeiro cuidado será verificar os pontos de apoio no lado da partida: em 2018. O terreno ali é pantanoso, repleto de serpentes e outros animais venenosos, prontos para atacar os operários. Quem não usar os equipamentos de segurança, correrá o risco de ser picado, aferroado, mordido ou queimado. O primeiro passo será erradicar esses animais e insetos. É preciso buscá-los em suas tocas e esconderijos e expulsá-los. Não precisa matar, é só mostrar que no novo terreno, onde nasce a ponte, eles não terão alimento nem abrigo.
Em seguida, vamos drenar o lodo e a lama e compactar o terreno, para que ele receba as primeiras fundações. É ali que o acampamento da construtora será montado. Essa drenagem é o expurgo de processos, decisões, leis e hábitos antigos que favorecem a incompetência e a corrupção. E a compactação é o apego a novos valores que não admitem flexibilização. Olha, a equipe tem gente pra isso, viu?
E o mais importante neste início, será o time da segurança, cuja função é evitar que terroristas dinamitem os trechos penosamente construídos. Entendeu? Não basta lutar para vencer o abismo. É preciso combater quem não quer a ponte. E essa função é minha. É sua. É dos que precisam da ponte.
Feliz ano novo. Feliz ponte nova.

 

Publicações recentes