Notícias

Na Mira do Franco Franquia – Revista Franquia & Negócios ABF

na mira do franco - pagina site2

 

Seção publicada na Revista Franquia & Negócios ABF nº 76 (página 18)

 

20/12/2017

MARY HELP CRESCE 6% NO TERCEIRO TRIMESTRE

A Mary Help, rede de franquias especializada em serviços de diaristas e mensalistas, cresceu 6% no terceiro trimestre de 2017, alcançando 68 franqueados. O resultado  ficou acima da expansão de 2,4% apurada pelo setor de limpeza e conservação no período, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A Mary Help espera encerrar 2017 com 75 unidades em funcionamento e, para isso, aposta no modelo de negócios de agenciamento de diaristas, cujo valor de investimento pode variar de R$ 40 mil a R$ 60 mil, dependendo do número de habitantes da região.
www.maryhelp.com.br/home

 

GRUPO SÓBRANCELHAS PASSA ATUAR NO MERCADO COMO GRUPO CETRO

A CEO do Grupo Sóbrancelhas, Luzia Costa, alterou o nome da empresa para Grupo Cetro com o intuito de diversificar seu portfólio e organizar as marcas inseridas (Sóbrancelhas e Beryllos). Uma das marcas do Grupo, a Sóbrancelhas, também inaugurou recentemente sua quinta unidade na Argentina e a previsão é chegar ao final do primeiro semestre de 2018 com 30 unidades naquele país. Além do mercado argentino, a rede pretende chegar a outros países, como Colômbia, Chile e Bolívia onde já tem unidades em implantação. No Brasil, a rede especializada em embelezamento do olhar e da face tem aproximadamente 200 unidades. Já o plano para a Beryllos é alcançar 150 operações em todo país em cinco anos.
www.sobrancelhas.com.br

 

KFC INAUGURA QUATRO LOJAS EM SÃO PAULO

A rede de fast-food KFC inaugura ainda em 2017 mais quatro unidades na cidade de São Paulo. As novas lojas, localizadas nos shoppings Cidade São Paulo, Vila Olímpia, Morumbi e Anália Franco, pertencem ao Banco de Franquias, empresa franqueada e responsável pela expansão do KFC em alguns estados, como por exemplo, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Atualmente, a rede tem 36 lojas distribuídas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. No mundo, a marca que faz parte do Grupo Yum!Brands, detentor também da Pizza Hut e do Taco Bell, tem mais de 20 mil restaurantes distribuídos em cerca de 125 países.
www.kfcbrasil.com.br

 

PETZ QUER 10% DO FATURAMENTO VIA E-COMMERCE

A Petz planeja que, em até cinco anos, seu e-commerce represente 10% do faturamento da rede. Hoje, a loja virtual responde por mais de 3% da receita, sendo que há dois anos, segundo a empresa, não passava de 1%. “A estratégia é focar cada vez mais na integração dos mundos físico e virtual para oferecer serviços que tragam praticidade à vida do cliente”, afirmou o diretor de supply chain e e-commerce da Petz, Marcelo Maia. Segundo ranking apurado pela Sociedade Brasileira de Varejo e  Consumo (SBVC), as vendas pela internet da Petz cresceram 252,47% em 2016, representando a segunda maior expansão de vendas online do País. A Petz pretende fechar 2017 com 64 lojas e faturamento de R$ 750 milhões.
www.petz.com.br

 

GRUPO OPORTUNIDADE CRESCE NO PAÍS

Com quase 100 franquias em funcionamento e mais de 600 unidades licenciadas no País, o Grupo Oportunidade – holding que detém as redes On Byte, Van da Limpeza, Sr. Sorvete e Wash Quality – inaugurou oito franquias no primeiro semestre e só em agosto foram abertas mais quatro unidades: duas da Sr. Sorvete, em Águas Claras (DF) e em Londrina (PR), uma da On Byte no Rio de Janeiro (RJ) e uma da Van da Limpeza, em Passo Fundo (RS). “Estamos passando por um ano de expansão, ações de marketing, estratégia e vendas. Em 2016, o Grupo faturou quase R$ 100 milhões e devemos ter um crescimento de 10% até o final de 2017”, finaliza o presidente, Daniel Bichiatto.
grupooportunidade.com.br

 

CENTRO BRITÂNICO IDIOMAS VOLTA A EXPANDIR

Após frear a expansão para reorganizar seu método de ensino, o Centro Britânico Idiomas (CBI) abriu duas unidades em novembro em São Paulo, em Caieiras e no bairro de Santana. “Há dois anos resolvemos frear nossa expansão, reposicionar a marca e melhorar nosso método de ensino. Isso deu certo. Agora é hora de expandir essas ideias”, afirma o CEO do Centro Britânico Idiomas, Bruno Gagliardi. Hoje com 30 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas, a rede que foi criada em 1969 e aderiu ao franchising em 2008 prevê alcançar 108 unidades até 2021. Para 2017, a meta é abrir dez escolas.
www.centrobritanicoidiomas.com.br

 

ÁGUA DE CHEIRO ABRE PRIMEIRA LOJA PELO GRUPO NARSANA

Após quatro anos sem abrir uma loja própria, a Água de Cheiro inaugurou uma unidade no Shopping Metrô Itaquera, em São Paulo, e já traçou o plano de alcançar 200 lojas, entre próprias e franquias, até 2020, e estar entre as três maiores redes de beleza do País em 2018. A loja conceito representa o modelo de negócio adotado pela marca após a aquisição pelo Grupo Narsana no início de 2017, e será o ponto de partida para as próximas implantações da marca. Além de ter repaginado o logo, a comunicação, o layout de loja e o portfólio, a Água de Cheiro mira em democratizar o universo de beleza, unindo multimarcas e marca própria em uma única rede. Atualmente, a Água de Cheiro – que também reativou seu e-commerce – conta com 194 franquias no País, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste.
www.aguadecheiro.com.br

 

INSTITUTO GOURMET INAUGURA PRIMEIRA UNIDADE EM SÃO PAULO

O Instituto Gourmet, rede de cursos profissionalizantes de gastronomia, inaugurou em novembro a primeira unidade em São Paulo, no bairro de Santo Amaro. O novo  franqueado, Rui Cesar Bruno, espera mais de 100 matrículas no primeiro mês de funcionamento. A empresa, que acaba de aderir ao franchising, pretende finalizar 2017 com faturamento de R$ 5 milhões. O Instituto oferece oito cursos oferecidos: Confeiteiro Profissional, Doceiro Profissional, Chef Mix, Cozinheiro Profissional, Cake Designer, Food Trucker Profissional, Italian Chef e Chocolateiro Profissional.
institutogourmet.com

 

INSTITUTO SORRIDENTS E AMIGOS DO BEM REALIZAM MUTIRÃO ODONTOLÓGICO

De 23 a 28 de setembro, as unidades dos Amigos do Bem de Inajá e Catimbau, localizadas no sertão de Pernambuco, receberam um mutirão de procedimentos odontológicos gratuitos. A ação fez parte da parceria entre a instituição e o programa Missão Sorridents no Sertão, realizado pelo Instituto Sorridents, braço social da rede de clínicas odontológicas. Dez pontos de atendimento com 16 dentistas da rede Sorridents foram criados com o intuito de atender duas mil pessoas nos seis dias da ação. A ação potencializou o trabalho de prevenção já realizado pelos Amigos do Bem, que atuam no sertão nordestino há mais de 20 anos alcançando 115 povoados com cerca de 60 mil pessoas.
www.sorridents.com.br

 

GRANDVISION BY FOTOTICA INAUGURA CENTRO DE EXPERIÊNCIA

A GrandVision by Fototica inaugurou um centro de experiência destinado exclusivamente ao cuidado com lentes de contato em sua Flagship Store de São Paulo, localizada no Shopping Iguatemi. A loja da capital paulista será a primeira da América Latina a receber o projeto, que só existe em Xangai (China) e em Jacksonville (Estados Unidos). O espaço ACUVUE Premium Reseller oferece profissionais e equipamentos de tecnologia para orientar e tirar eventuais dúvidas dos consumidores sobre lentes de contato. Para o CEO da GrandVision by Fototica, Stefan Nilsson, o segmento de lentes de contato é a grande aposta para os próximos anos.
www.grandvisionbyfototica.com.br

 

ARCOS DORADOS INVESTIRÁ R$ 1 BILHÃO NO BRASIL ATÉ 2019

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo e operadora da marca em 20 países da América Latina e Caribe, com 2.160 restaurantes, anunciou que até 2019 investirá aproximadamente R$ 1 bilhão no Brasil. Os recursos serão destinados à abertura de novos restaurantes e à aceleração do plano de modernização das unidades existentes. Como parte da celebração dos seus dez anos como companhia, a Arcos Dorados comunicou um plano de investimento de US$ 500 milhões para abrir 180 restaurantes e atualizar a rede McDonald’s em toda a região. A empresa espera gerar cerca de 13 mil novos postos de trabalho – sendo a maior parte no Brasil –para jovens que buscam sua primeira experiência profissional.
www.mcdonalds.com.br

 

SMZTO LANÇA GUA.CO COMO FRANQUIA

A SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais lançou como franquia o GUA.CO, restaurante mexicano localizado em Campinas (SP). Fundado por quatro amigos, o GUA.CO passa de uma unidade para uma rede de franquias com o objetivo de chegar a 150 unidades nos próximos cinco anos, inicialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O restaurante foi desenvolvido para ser um ambiente acolhedor, que proporciona bem-estar mesmo para uma refeição rápida, além de ter um atendimento cuidadoso. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Campinas fica em segundo lugar no lançamento de novas redes, atrás apenas de São Paulo (crescimento de 25%).
www.smzto.com.br

 

MÁRCIO ATALLA VIRA FRANQUEADO DA RONALDO ACADEMY

O professor de Educação Física e integrante do programa Fantástico, da Rede Globo, Marcio Atalla, é o novo franqueado da Ronaldo Academy nos Estados Unidos. A unidade foi aberta no estado da Flórida, onde já existem pontos em Orlando e Tampa. Atalla é autor, em parceria com o Head Coach da rede Marcos Coelho, da “Be Phenomenal”, metodologia utilizada nas aulas da Ronaldo Academy, inspirada na vida do Ronaldo dentro e fora dos campos. O anuncio foi feito pelo empresário Carlos Wizard Martins, parceiro de Ronaldo Fenômeno no empreendimento, durante a convenção anual de franqueados da Ronaldo Academy, em outubro. Hoje, a Ronaldo Academy possui 100 unidades comercializadas no Brasil, Estados Unidos, China, Colômbia e México, das quais 32 estão em funcionamento.
ronaldo.academy/pt

 

ÓTICAS DINIZ PREPARA SUCESSÃO FAMILIAR

A Óticas Diniz tem preparado seus sucessores, tanto os herdeiros da marca, quanto os das suas mais de 950 unidades franqueadas em todo o País, para assumir o comando dos negócios. Os filhos Bruno e Ariane Diniz assumiram o desafio e a empresa contratou uma consultoria especializada em sucessão familiar, a VBMC. Atualmente, além da rede, três franqueados da Óticas Diniz passam pela sucessão. A rede também tem apostado em lojas prime para se aproximar dos consumidores de shopping. O objetivo é oferecer uma experiência marcante aos clientes em um espaço conceito com um mix de produtos personalizado, diversificado e exclusivo.
www.oticasdiniz.com.br

 

“PERFUME DO CONHECIMENTO” FORMA DUAS TURMAS

A Mentoria em Franchising do Programa ChamaViva “Perfume do Conhecimento” formou duas turmas em 2017, com 24 e 35 alunos, respectivamente. Ícones do franchising foram os mentores durante quatro horas semanais por seis semanas consecutivas. A iniciativa – comandada por Erik Cavalheri, do Grupo Incense e multifranqueado do Grupo Boticário – visa incrementar, com foco no franchising, a formação profissional de jovens de 15 a 18 anos atendidos pela ONG Obra do  Berço, que atende moradores de comunidades do Campo Limpo, região de alta privação social da zona sul de São Paulo. O próximo passo do programa é o encaminhamento dos jovens para um tour corporativo, ou seja, uma vivência de um mês nas empresas franqueadoras mentoras do programa, acompanhados por um tutor. Interessados devem entrar em contato com eleine@connexion8.com.br

 

ABF E BRADESCO FIRMAM CONVÊNIO PARA BENEFÍCIOS ODONTOLÓGICOS

O presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti Junior, e o diretor de produtos e serviços do Bradesco, Antonio Diniz, assinaram no final de outubro, durante a 17ª Convenção ABF do Franchising, um convênio que oferece 10% de desconto no plano Bradesco Dental a todos os empreendedores associados à ABF. O plano é extensivo aos pais do funcionário, o que dá ao empregador um diferencial na cartela de benefícios oferecidos. Tanto o franqueador quanto o próprio franqueado podem solicitar a contratação diretamente com a corretora do Bradesco, a Bradescor.
www.bradesco.com.br

 

RESTAURA JEANS BUSCA INVESTIDORES NA REGIÃO SUDESTE

Após inaugurar em julho sua fábrica de tingimento de roupas na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, a Restaura Jeans espera expandir o negócio pela região Sudeste. A marca calcula abrir dez novas unidades até o final de 2017 nessa região do País. “A localização da usina é estratégica. Melhora nosso suporte com relação aos serviços prestados para os franqueados da região e nos possibilita atender a novas unidades com rapidez e qualidade”, afirma o diretor executivo da Restaura Jeans, Paulo Conrad. Atualmente, a Restaura Jeans realiza mais de 70 mil atendimentos mensais em 230 franquias em todo o Brasil. A empresa integra o Grupo Restaura, que também tem a Minha Lavanderia, a Mega Franquia e a DNA Natural.
www.restaurajeans.com.br

 

GRUPO HABIB’S LANÇA COMPLEXO DE CONVENIÊNCIAS

O Grupo Habib’s lançou em outubro um complexo de conveniências, que inclui um posto de combustível (o Posto H’), um restaurante do Ragazzo e uma loja de conveniência Habib’s – a primeira com drivethru no Brasil. O empreendimento recebeu investimento em torno de R$ 2,5 milhões e está localizado em uma área de 2,4 mil m2 na Radial Leste, esquina com a rua Francisco Marengo, em São Paulo. Segundo a rede, a iniciativa tem como objetivo atender às diversas necessidades dos clientes em um único local, com qualidade, conforto e preço acessível. O completo de conveniência será aberto para franquia no início de 2018 e o plano de expansão prevê a abertura de 30 unidades em todo o Brasil, preferencialmente, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro até 2020.
institucional.habibs.com.br/

 

SUBWAY DOA 13,2 MILHÕES DE REFEIÇÕES EM 61 PAÍSES

No Dia Mundial do Sanduíche, em 3 de novembro, o Subway trabalhou a iniciativa global “Live Feed”, pela qual doou mais de 13,2 milhões de refeições em 61 países que participaram da campanha. No Brasil, a empresa ajudou a complementar refeições fornecidas por entidades de combate à fome. Pela primeira vez, o Subway® também lançou “Subway® Live Feed HQ”, um local de transmissão ao vivo no Madison Square Park, em Nova York. O “Subway® Live Feed HQ” incluiu um salão interativo para clientes, levando em consideração o número de refeições doadas em todo o mundo através de um contador online, juntamente com a transmissão ao vivo de atividades de restaurantes ao redor do mundo.
www.subway.com.br

 

CNA PREMIA FRANQUEADOS EM SÃO PAULO

O CNA Idiomas entregou em outubro o Prêmio Destaque CNA 2017, que teve como objetivo reconhecer as melhores práticas desenvolvidas por seus franqueados, além de medir a aderência da rede em relação às diretrizes da franqueadora para a obtenção de bons resultados. Foram premiadas 220 franquias (um terço da rede). A cerimônia de premiação, que ocorre desde 2012, foi realizada durante a Convenção CNA de franqueados. “Nosso objetivo é fazer com que o franqueado entenda a importância dos padrões físicos, culturais e de valores”, afirmou o presidente do CNA, Décio Pecin.
www.cna.com.br

 

LIMPIDUS CALCULA CRESCIMENTO DE 12% EM 2017

A Limpidus prevê elevar a receita em 12% em 2017, desempenho que, segundo a empresa, será sustentado pela fidelização dos clientes: 98,7% dos contratos estão ativos. Para a Limpidus, o indicador de retenção é resultado de um sistema de gestão de franquias inovador, no qual o supervisor-gerente é o próprio franqueado. Incentivamos a presença do dono à frente dos negócios gerando máxima atenção aos detalhes, flexibilidade e agilidade nos serviços prestados”, explicou o presidente da rede, Fernando Sodré. Atualmente, a empresa tem 133 unidades e mais de quatro mil clientes entre condomínios, escritórios, clinicas, colégios, academias, restaurantes, embaixadas e grandes redes de varejo.
www.limpidus.com.br

 

GRUPO BITTENCOURT PREMIA EMPRESAS TOP 25 DO FRANCHISING NO BRASIL

Durante o 8º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias de Negócios, o Grupo Bittencourt promoveu a 4ª edição da premiação das Top 25 Franqueadoras Brasileiras. Foram premiadas as redes de franquias brasileiras que mais se destacaram em relação à aplicação do propósito como forma de engajamento. As redes premiadas foram: A Fórmula, Apolar Imóveis, Bibi, Billy The Grill, Casa do Construtor, Caverna do Dino, Cebrac, Chilli Beans, CNA, Fast Açai, Giraffas, Hering Store, Home Angels, Jan-Pro, Jorge Bischoff, Maria Brasileira, McDonald’s, Minds English School, Morana, O Boticário, Rei do Mate, Ri Happy, Supera, Tip Top e Uptime.
www.bittencourtconsultoria.com.br

 

JORGE BISCHOFF FAZ SAPATO EXCLUSIVO PARA PEDIDO DE CASAMENTO

A grife Jorge Bischoff fez um sapato personalizado para uma mulher ser pedida em casamento, ação que ocorreu na loja do Iguatemi, em Porto Alegre. Na palmilha, estava impresso o pedido “Aline, quer casar comigo?”. O sapato pertence à coleção Say Yes – Noivas por Jorge Bischoff.
jorgebischoff.com.br/

 

ORALSYSTEM ABRE PRIMEIRA UNIDADE FRANQUEADA

A rede odontológica premium Oralsystem abriu em Anápolis (GO) a sua primeira unidade franqueada. Sua aposta é em tecnologia de ponta e em métodos inovadores, como lentes de contato feitas com impressoras 3D e harmonização facial. Com investimento total em torno de R$ 400 mil, a rede projeta faturamento médio mensal de R$ 175 mil e prazo de retorno em 22 meses. A marca, que pertence à SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, do empresário José Carlos Semenzato, tem três unidades em implantação. O empresário, responsável pela operação de mais de 700 franquias no Brasil, estima faturar cerca de R$ 800 milhões em 2017 com todas as suas marcas.
www.oralsystem.com.br

 

GRUPO UATT? LANÇA MARCA DE DECORAÇÃO PARA ATENDER GRANDES VAREJISTAS

O Grupo Uatt? lançou a IdeiasIdeais, nova marca com foco em decoração e voltada para o atendimento de grandes redes varejistas, como hipermercados e lojas de materiais de construção. Com preços acessíveis, os produtos da nova marca devem estar em, pelo menos, dez grandes bandeiras até o fi m de 2017. Com 90% dos produtos feitos na fábrica do Grupo, em São José (SC), a IdeiasIdeias tem itens como pano de prato, jogos americanos, canecas, almofadas, fronhas, além de relógios de parede, puffs e quadros decorativos. Também conta com uma linha de produtos dos grandes de times de futebol do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além da IdeiasIdeias, o Grupo tem a Uatt?, de presentes criativos, e a UP! Content Co., de criação de conteúdo e licenciamento de marcas de personagens originais brasileiros.
www.uatt.com.br

 

RABUSCH REDUZ TAXA DE FRANQUIA E FOCA EXPANSÃO NO PARANÁ

Para facilitar a entrada da marca no Paraná, a rede gaúcha de moda feminina Rabusch reduziu pela metade o valor da taxa de franquia para o franqueado investir em estoque inicial ou mesmo capital de giro. Com isso, os novos franqueados pagam R$ 30 mil em taxa de franquia e reinvestem os outros R$ 30 mil em produtos. Das 16 unidades que devem ser abertas em 2018, dez devem ser inauguradas no Estado. A Rabusch busca franqueados em cidades com pelo menos 80 mil habitantes e já possui alguns pontos mapeados em shoppings das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
www.rabusch.com.br

 

MINDS PROMOVE FRANQUEADO A DIRETOR NACIONAL

A Minds promoveu o franqueado de 16 unidades do grupo, Fabiano Castro, a diretor nacional da rede. Ele, que atuará como multiplicador para dois mil colaboradores da rede, começou como assessor comercial na Minds e hoje tem unidades espalhadas em mais de dez estados brasileiros, empregando cerca de 800 pessoas. A Minds tem hoje mais de 70 escolas e, em 2017 – quando completou uma década –, informa ter valorizado a marca em 50% devido à vinculação ao Corinthians e às campanhas de marketing\editorial em tecnologia e no mundo Geek.
www.mindsidiomas.com.br

 

 

Recommended Posts

Deixe um comentário