Notícias

Mentoria em Franchising forma segunda turma – ABF News

na Categoria ABF News, Educação, Franchising

abfnews_relacionamento_59_pg18_2Mais 33 jovens foram formados pelo curso de Mentoria em Franchising, do programa Perfume do Conhecimento, do Grupo Incense, parceiro do Grupo O Boticário. Essa foi a segunda turma do projeto. A cerimônia aconteceu no dia 9 de outubro, no Centro de Capacitação e Eventos da ABF, em São Paulo.

A coordenadora do curso, Eleine Bélaváry, comenta que os estudantes sempre estiveram muito empenhados, engajados, participativos e não faltaram às aulas . “Eles demonstraram interesse profundo em tudo o que foi apresentado e sairão enriquecidos, com muito conhecimento e preparados para trabalhar”, enfatiza.

Participaram da cerimônia o diretor adjunto de tecnologia da ABF e presidente do Grupo Incense, Erik Cavalheri, o diretor de capacitação, da ABF, Décio Pecin, e o coordenador do Comitê de Food Service da entidade, João Baptista Junior.

 

Café Jurídico fala sobre como lidar com recursos trabalhistas

A advogada do Grupo Boticário, Fabiana Freitas, ministrou uma palestra no fim de setembro, no Centro de Capacitação e Eventos ABF, em São Paulo, sobre recursos trabalhistas e como as franquias devem lidar com o tema. A especialista comentou que os funcionários das franquias são subordinados apenas ao franqueado, de acordo com a lei brasileira, e não devem receber bonificações, metas ou feedbacks diretos de franqueadores.

A equipe da marca deve se comunicar claramente com o franqueado sobre normas e padrões a serem seguidos e ele é o responsável por replicar na rede. “Agir com as melhores práticas até desestimula eventuais ações dos empregados do franqueado”, afirmou. Para evitar problemas, a advogada aconselha um Contrato de Franquia
bem feito, não ter ingerência da franqueadora na gestão do franqueado, ter um manual de operações bem claro, com todas as orientações, treinamento das equipes da franqueadora e uma boa comunicação.

 

Estatuto da ABF é modernizado em Assembleia Geral Extraordinária

O presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o conselheiro da entidade, Ricardo Bomeny, um dos fundadores, Marcelo Cherto, e o diretor jurídico, Fernando Tardioli, compuseram a mesa da Assembleia Geral Extraordinária que marcou a modernização do Estatuto Social da entidade, no início de outubro.

Entre as mudanças, está a renomeação de cargos já existentes: Diretor de Marketing e Comunicação (antes apenas Marketing), Diretor de Capacitação (antes Treinamento, Cursos e Eventos) e Diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos (antes apenas Microfranquias). Foi, ainda, extinta a diretoria de Controladoria, cujas funções ficam a cargo do Diretor Administrativo-Financeiro.

Outra importante mudança foi a ampliação da Comissão de Ética, que passa de dez para 13 integrantes, e no mínimo três advogados, antes eram apenas dois.
A reforma do Estatuto foi colocada em votação e aprovada na íntegra.

 

Presidente da ABF participa de evento do Grupo Bittencourt, em São Paulo

No início de outubro, o Grupo Bittencourt promoveu o 8º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, em São Paulo. O presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, participou da abertura do evento, apresentou os resultados do setor no primeiro semestre e falou sobre os pilares do franchising nacional atualmente: Governança e Compliance; Empreendedorismo e Inovação; Estrutura e Serviços; Representatividade e Influência e Educação e Comunicação. “Espero que todos façam uma refl exão nesse importante evento para pensarmos sobre nossa causa e propósito”, disse, na ocasião.

 

Notas publicadas na seção Relacionamento, no ABF News nº 59 (página 18)

Recommended Posts

Deixe um comentário