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Faturamento do e-commerce em São Paulo chega a R$ 3,8 bilhões no 1ºtri

na Categoria Economia, Varejo

Segundo levantamento da FecomercioSP em parceria com a Ebit, crescimento no período foi de 0,6%. Vendas do setor em março atingiram R$ 1,3 bilhão, com aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2016

03/07/2017 – O comércio eletrônico no estado de São Paulo teve faturamento real de R$ 3,8 bilhões no primeiro trimestre de 2017, com crescimento de 0,6% em relação ao mesmo período de 2016, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a Ebit. Em 12 meses, o setor também acumulou alta de 0,6%. No primeiro trimestre deste ano em relação ao ano anterior, as vendas recuaram 6,8% em janeiro, cresceram 0,9% em fevereiro e avançaram novamente em março, com alta de 8,4%.

Para a FecomercioSP, boa parte dessa recuperação pode ser atribuída ao Dia do Consumidor, celebrado em março, quando as vendas do setor atingiram R$ 1,362 bilhão – a maior cifra registrada para o mês desde 2013. Das 16 regiões analisadas, sete registraram crescimento das vendas no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para Presidente Prudente (25,1%), Araraquara (9,2%) e São José do Rio Preto (8,7%). Destacaram-se negativamente as regiões de Marília (-13,9%), Taubaté (-12,7%) e Araçatuba (-9,8%).

A participação do e-commerce nas vendas do varejo paulista ficou praticamente estável, ao passar de 2,7% nos primeiros três meses de 2016 para 2,6% no primeiro trimestre deste ano. Já o número de pedidos online no Estado atingiu 9,7 milhões, ante os 9,5 milhões registrados em janeiro, fevereiro e março do ano passado. O tíquete médio real (faturamento por pedido) registrou queda de 1,3% passando de R$ 394,93 no primeiro trimestre de 2016 para R$ 389,68 registrados no primeiro trimestre de 2017.

Para a entidade, tanto o varejo físico quanto o eletrônico sinalizam uma retomada das vendas discreta, mas persistente, motivada pela base de comparação fraca em virtude da crise enfrentada no mesmo período do ano passado e pelo ambiente macroeconômico com uma inflação mais controlada, aliada a uma trajetória de queda nas taxas de juros. No entanto, as instabilidades políticas podem exercer impactos negativos sobre as vendas.

Já o comércio eletrônico na capital paulista fechou o primeiro trimestre deste ano com faturamento real de R$ 1,5 bilhão, alta de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de pedidos cresceu 3,5%, atingindo quase 4 milhões, com gasto médio de R$ 365,05, ante R$ 355,24 no primeiro trimestre de 2016.

Segundo a entidade, no acumulado dos últimos 12 meses, o faturamento real do e-commerce na região cresceu 11,4%. No primeiro trimestre do ano, a capital foi a região em que o e-commerce teve a maior participação nas vendas totais do varejo (3,2%), empatada com a região do ABCD.

 

Fonte: FecomercioSP

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