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DESEMPENHO – Setor de franquias cresce 8% em 2017 – ABF News

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Publicada no ABF News nº 61 (página 6)

DESEMPENHO DO FRANCHISING

Setor de franquias cresce 8% em 2017

Faturamento chegou a R$ 163 bilhões, segundo divulgação prévia dos resultados do ano passado apurados pela ABF A ABF reuniu a imprensa no início de janeiro para a divulgação dos resultados de 2017. De acordo com a prévia do balanço, o franchising faturou R$ 163 bilhões no ano passado, o que representou um crescimento de 8% em relação a 2016. Mesmo em um ano desafiador, o franchising conseguiu aumentar o número de pessoas empregadas. No total, 1,2 milhão de pessoas trabalham diretamente para o setor. “As redes fizeram um grande trabalho interno no período para melhorar sua performance. Isso explica o crescimento expressivo”, explica o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior. O número de redes caiu para 2,8 mil, mas, segundo a entidade, isso demonstra o amadurecimento do setor no Brasil. “Em países mais desenvolvidos, a média de unidades por marca é muito maior. Estamos caminhando para isso”, explica a gestora de BI da ABF, Vanessa Bretas. Cristofoletti observa, também, que o período fez com que o franchising deixasse de ser apenas um canal de distribuição para se tornar um gestor de múltiplos canais, uma vez que as franquias diversificaram seu foco de atuação para outros meios como e-commerce ou venda direta. Para 2018, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior, entre 9% e 10% e avanço de 3% em expansão de unidades. A quantidade de marcas deve ser a mesma, na visão da entidade. O presidente da ABF considera que o setor macroeconômico foi desafiador, mas acredita que o ano tenha sido marcado por três movimentos importantes: a progressiva diversificação de canais, modelos e localização; a interiorização do franchising; e o crescimento de franqueados multiunidade.

A ABF revelou quem são as 50 maiores franquias do Brasil, no início de janeiro. Dentro do universo de associados, que já passam dos 1,1 mil, a entidade coletou e auditou as informações registradas pelas próprias marcas no banco de dados implantado em 2016. Nesta edição, o destaque ficou para as redes localizadas em postos de gasolina ou ligadas a serviços automotivos. Várias estão entre as dez maiores. Alimentação (34%) continua predominante, seguido por Serviços Educacionais (18%). O destaque de 2017, no entanto, foi o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que passou de 12% para 16%. “Houve um aumento na penetração em outras regiões e outros formatos. Isso fez com as redes mantivessem o faturamento, mesmo em meio as dificuldades”, observa o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.

 

Publicada no ABF News nº 61 (página 6)

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