Advertisement Advertisement Editora Lamonica – Atenção para evitar manchas nos dentes – Revista OdontoCompany

Notícias

Atenção para evitar manchas nos dentes – Revista OdontoCompany

na Categoria Revista OdontoCompany, Saúde

A lista de alimentos e bebidas que escurecem os dentes inclui café, vinho, beterraba, amora, molho shoyu e até limão

Matéria publicada na seção Meu Sorriso da Revista OdontoCompany nº 14 (página 16)

 odontocompany_meusorriso_14_pg16_2

18/09/2017 – Você faz a higiene bucal de três a quatro vezes por dia, usa fio dental diariamente e ainda visita o dentista com regularidade. Ainda assim seus dentes estão amarelados ou escurecidos, lhe deixando desconfortável na hora de sorrir? Pois saiba que a culpa pode ser dos alimentos e das bebidas que consome.

Entre os vilões, quando em excesso, estão os ácidos e os com forte pigmentação, conhecidos como cromogênicos. Alguns exemplos são açaí, beterraba, café, feijão, amora, framboesa, mirtilo, refrigerante a base de cola, limão, vinagre balsâmico, vinho tinto, molho shoyu, ketchup, suco de uva e alguns tipos de chás.

Como explica o cirurgião-dentista da OdontoCompany Joinville, de Santa Catarina, Giovani Souza Vieira, os cromogênicos liberam pigmentos no momento da mastigação, provocando manchas ou escurecimento dos dentes. “Quando associados aos ácidos, o problema é ainda pior, pois eles levam à desmineralização da superfície do esmalte, o que potencializa a captação de pigmentos”.

A boa notícia, garante o especialista, é que a situação é facilmente reversível. “Por serem superficiais, as manchas e a coloração mais escura saem com limpeza e polimento realizados no consultório dentário”. Além disso, é importante escovar os dentes ou ao menos fazer um bochecho ou beber um copo de água logo após consumir as bebidas e os alimentos citados.

Vieira também recomenda o uso de fio dental diariamente, evitar hábitos nocivos, como cigarro e bebidas alcoólicas, ir ao dentista uma vez ao ano e escovar os dentes, pelo menos, três vezes por dia. E ainda vale uma ressalva quanto ao exagero no consumo de produtos ácidos ou pigmentados: como muitos deles contêm açúcar, há o risco de cárie, a doença bucal número um no Brasil.

 

Para clarear

Se existem alimentos que escurecem os dentes, será que têm aqueles que os clareiam? Infelizmente a resposta é não. No entanto, alguns ajudam a manter o esmalte dental e a limpar a superfície do dente, como frutas e legumes mais duros – maçã e cenoura, por exemplo. O que acontece é eles promovem a remoção mecânica da placa bacteriana por conta do atrito da mastigação. Para quem realmente deseja ter dentes mais brancos a solução é fazer clareamento dental. Mas esse tipo de tratamento só deve ser realizado sob a supervisão de um cirurgião-dentista.

 

Boca saudável e dentes livres de manchas

- Escove os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, use o fio dental diariamente e evite o consumo de alimentos e bebidas pigmentados e cheios de açúcar;

- Após comer ou beber itens ácidos ou de cor escura, procure escovar os dentes imediatamente ou, na impossibilidade, faça bochecho ou beba um copo de água;

- Opte por alimentação mais saudável e natural e não tenha hábitos nocivos, como fumar, exagerar nas bebidas alcoólicas e não praticar atividade física;

- Visite o cirurgião-dentista uma vez por ano e não faça clareamentos dentais sem a supervisão do especialista.

 

Matéria publicada na seção Meu Sorriso da Revista OdontoCompany nº 14 (página 16)

Recommended Posts

Deixe um comentário