Notícias

Artigo – A consolidação do franchising

na Categoria Artigos, Franchising, Varejo

Jose Carlos Semenzato edit2Por José Carlos Semenzato

Um balanço recente da ABF mostrou que o faturamento do setor de franquias cresceu 8% no primeiro semestre deste ano. Enquanto isso, o PIB brasileiro ficou estagnado. A força do franchising brasileiro é incontestável: mesmo com a recessão de 2016 (queda de 3,6% no PIB), o faturamento do setor cresceu 8,3%.

Podemos explicar a resiliência deste segmento por alguns fatores, que vão desde o amadurecimento do mercado brasileiro – criando um ambiente propício para investidores – até o perfil empreendedor da nossa população, que encontra nas franquias uma oportunidade para ter seu negócio próprio com segurança, além da qualidade e da diversidade de produtos e de serviços oferecidos pelas mais diferentes redes de franquias.

E, embora haja uma alta oferta de marcas e de redes diferentes, o que temos visto é que o setor de franchising passa por um ciclo de consolidação. Os números da ABF demonstram que de 2012 a 2016, houve um crescimento de 25% na criação de novas marcas de franquias, passando de 2.426, em 2012, para 3.039 redes. Porém, quando analisamos separadamente os últimos três anos desde período, o crescimento já foi mais lento, de apenas 3%. E, entre 2015 e 2016, houve uma queda de 1,1% na criação de novas empresas, movimento claramente impactado também pela recessão que tomou o Brasil.

Se, por um lado, o faturamento do setor não parou de crescer e resistiu à recessão, por outro, o lançamento de novas marcas diminuiu. Observando esse cenário aliado a uma visão atual do mercado, identificamos um movimento ainda inicial, porém concreto, da consolidação no franchising.

Assim como a SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, pioneira deste movimento no Brasil, observamos inúmeros grupos operadores de redes de franquias em segmentos diversos desenvolvendo e gerenciando marcas que, apoiadas por know-how e expertise de grandes empreendedores, passam a ter mais competitividade no mercado e, portanto, se tornam referências no setor em que atuam.

Como exemplo da SMZTO, podemos citar duas, entre outras marcas, que são destaque no segmento em que atuam: Espaçolaser e OdontoCompany. A primeira, que adquirimos participação em sociedade com Xuxa Meneghel em 2015, é líder no setor de depilação a laser, somando 313 unidades, sendo 240 em funcionamento e 73 em implantação. Sucesso absoluto de público graças à qualidade dos tratamentos, as franquias são altamente rentáveis. Já a OdontoCompany é a maior rede de franquias odontológicas do Brasil, com 370 franquias, sendo 235 delas já em operação – movimento também consolidado pelos tratamentos de ponta aliados a possibilidades de parcelamento (operação apenas viável graças ao porte da SMZTO e sua estrutura para buscar com parceiros soluções financeiras que possam atender às condições de pagamento de nossos clientes).

Desta forma, Espaçolaser e OdontoCompany, acabam elevando o patamar de atendimento do setor de beleza e de saúde como um todo, tornando as experiências de redes franqueadoras “aventureiras” mais difíceis de se concretizarem.

Isso não significa, no entanto, que novas marcas vão deixar de surgir. A consolidação do setor de franchising, assim como ocorre em diversas outras áreas, é um movimento natural de mercado que faz com que as marcas mais estruturadas se tornem referência, criando um patamar de excelência para o mercado. Por outro lado, para que novos negócios possam competir neste contexto de alto nível precisam já nascer com um plano de negócios coerente e de qualidade, tanto para o franqueado quanto para o cliente.

A consolidação que estamos observando fará com que não apenas o consumidor ganhe mais qualidade no dia a dia ao comprar produtos ou serviços de redes de franchising, mas também que os investidores em franquias encontrem mais oportunidades de negócios altamente qualificadas para investir, com menos espaço para redes de franquias inconsistentes.

*Atuando há mais de 25 anos no setor de franchising, José Carlos Semenzato é o responsável pelo sucesso das maiores marcas de franchising do Brasil

 

 

Recommended Posts

Deixe um comentário